terça-feira, 4 de agosto de 2015

PARIS - CONHECER O MELHOR DA CAPITAL DE FRANÇA EM 3 DIAS

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

Paris é uma daquelas cidades que todos deveríamos visitar pelo menos uma vez na vida. A capital francesa, também conhecida por cidade luz, é de entre todas as cidades europeias aquela que se destaca por ser a mais procurada por turistas, que sem surpresas, ali chegam de todo o mundo quer seja para uma curta escapadinha a ou então numa visita mais demorada. Os motivos de interesse parecem estar por toda a parte e o mais difícil é escolher o que visitar.
Para ficar a conhecer minimamente esta grande metrópole é necessário reservar pelo menos três dias e mais três no caso de quer também passar pela "Eurodisney" e pelo Palácio de Versalles.

Neste artigo tentaremos elucidar os mais indecisos de quais os locais a não perder numa primeira viagem à cidade de Paris.


O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Completo

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

3 DIAS EM PARIS - COMO ORGANIZÁMOS A NOSSA ESTADIA:

.O QUE VISITAR EM PARIS - DIA 1

Depois de devidamente instalados no hotel que escolhemos para a nossa estadia, saímos à descoberta desta cidade fantástica (uma das nossas favoritas). Embora o principal monumento da cidade seja a grandiosa Torre Eiffel aconselhamos que comece o seu "passeio" por outro dos grandes monumentos da capital.

.ARC DE TRIOMPHE

Situado na Place Charles de Gaulle, este é um dos mais visitados locais de Paris e um dos principais símbolos do orgulho francês. 
Para celebrar as vitórias militares, Napoleão I ordenou 
em 1806 a construção deste monumento. Para além das diversas esculturas que preenchem ambas as fachadas, o Arc de Triomphe tem também gravados os nomes das cidades onde decorreram as 128 grandes batalhas assim como os nomes dos 558 generais que ao longo dos anos comandaram as tropas napoleónicas.
Na base encontra-se o Túmulo do Soldado Desconhecido.
Se quiser subir ao terraço situado na parte superior do arco será necessário adquirir um ingresso. 




.CHAMPS-ÉLYSÉES
Esta é provavelmente a mais famosa avenida de Paris e na qual se situam as lojas de algumas das grandes marcas mundiais. 
Ainda que o seu objetivo não seja fazer compras, sugerimos que caminhe avenida abaixo de forma a apreciar a decoração das bem compostas vitrines. Ao longo do trajeto irá também cruzar-se com um número considerável de edifícios históricos que pela sua beleza o/a obrigará a fazer uma pausa para os poder fotografar. 

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.PLACE DE LA CONCORDE
Ora cá está uma das mais emblemáticas e fotogénicas praças da capital francesa. Fica situada num dos extremos dos Champs-Élysées e ao longo dos séculos foi sendo palco de importantes acontecimentos da história nacional. Foi neste local que se celebraram casamentos reais e também onde foram decapitados o Rei Luiz XVI e Maria Antonieta, na altura da revolução francesa. 
No espaço podemos ver duas bonitas fontes e também um grandioso Obelisco com mais de três milénios e que chegou diretamente do Egito, oferecido ao governo francês por um vice rei daquele país. 

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.JARDIN DES TUILERIES
Situado logo ao lado da Praça da Concórdia, este pequeno mas lindíssimo espaço verde é um ótimo local para fazer uma pausa ou então uma curta visita ao pequeno Musée de L'Orangerie que acolhe algumas das mais famosas telas de Monet.
O acesso ao Jardim é gratuito, já a entrada no Museu é paga.
No extremo oriental do jardim podemos ainda ver o Arc de Triomphe du Carroucel, mais pequeno que aquele que visitámos momentos antes mas igualmente bonito.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.PALAIS ROYAL
Assim que abandonamos o Jardin des Tuileries seria expectável seguir para o magnífico Musée du Louvre, mas este é um dos locais onde contamos permanecer durante bastante tempo (pelo menos uma manhã ou uma tarde), como tal aconselhamos guardar a visita para o dia seguinte. Ainda assim, uma vez que estamos de passagem pelo local, pode ainda assim aproveitar para tirar umas fotos da famosa pirâmide de vidro.
Por agora sugerimos que neste passeio pela capital francesa prossiga com a visita ao Palácio Real.
Este elaborado edifício mandado construir pelo Cardeal Richelieu em 1824 merece que passe por lá nem que seja para admirar a sua beleza arquitetónica. 
Na extremidade Sul da praça central do complexo encontra-se uma obra artística um pouco fora do comum: as Colunas de Daniel Buren
Ainda no interior do complexo podemos ainda ver as famosas galerias reais onde está instalado o antiquíssimo restaurante Restaurante Le Grand Véfour.

O que visitar em Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.ÓPERA GARNIER 
Mais um grandioso edifício que merece ser apreciado. A Ópera Garnier foi mandada construir por Napoleão III numa época em que a cidade de Paris foi alvo de uma vasta e drástica reforma urbana. O espaço foi inaugurado em janeiro de 1875. Infelizmente não conseguimos visitar o interior que ao que parece é uma autêntica obra prima. Seja como for a visita vale a pena nem que seja para apreciar o exterior. 

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.GALERIES LAFAYETE
Não muito longe ficam as prestigiadas Galeries Lafayette. Ainda que não pretenda fazer compras não deixe de entrar neste que é certamente o mais conhecido centro comercial de Paris. Suba ao terraço panorâmico situado no último piso e deslumbre-se com as magnificas vistas.
O acesso é gratuito.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.ÉGLISE DE LA MADELEINE
Por muito que a sua aparência nos transporte para um antigo templo de origem grego-romana a verdade é que este edifício de estilo neoclássico é uma igreja.
A sua construção prolongou-se por mais de oitenta anos, muito por culpa da instabilidade política que pairou sobre a França no final do século XVIII. Ainda assim, e apesar de todos os contra-tempos, o resultado acabou por ser um incrível monumento que não pode de forma alguma ficar de fora do seu roteiro. 
A Église de la Madeleine fica situada a poucos minutos da Opera Garnier, no centro de uma praça super congestionada. 
A alguns minutos de distância fica a Place Vendôme que também vale a pena conhecer.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.PONT ALEXANDRE III
Construída por ocasião da exposição Mundial de 1900 a Pont Alexandre III é de entre todas as pontes que cruzam o Rio Sena a mais bela. Sugerimos não só que a atravesse mas também que desfrute das magníficas vistas sobre a Torre Eiffel (a Ocidente), o Petit e Grand Palais (a Norte) e o Hotel National des Invalides (a Sul).

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar e Paris, Roteiro Paris


.L'HOTEL NATIONAL DES INVALIDES
Mais uma grandiosa obra que se destaca na capital francesa. Foi mandado erguer por Luís XIV para acolher os soldados inválidos que fizeram parte do seu exército. Atualmente ainda desempenha essa função, ainda que o complexo albergue também o Musée de l'Armée onde estão expostos muitos dos testemunhos militares (armamento, trajes, documentos e fotografias) que fizeram parte da história do país. Numa das secções podemos mesmo ver o Cavalo de Napoleão Bonaparte. Obviamente que o animal esta empalhado.
Por falar em Napoleão, não esquecer de visitar o edifício principal. É neste imponente edifício que está sepultado o antigo imperador.
Durante a sua passagem por este local poderá também visitar a Catedral Saint-Louis-des Invalides.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.TOUR EIFFEL
Vai ser com toda a certeza ao final do dia que chegarão ao maior e mais marcante símbolo da cidade de Paris. 
A torre Eiffel ergue-se orgulhosamente e em todo o seu esplendor diante todos os que se encontram na capital francesa. 
A dama de ferro como também é conhecida situa-se no Camp de Mars tendo sido projetada por Gustavo Eiffel. A construção aconteceu aquando da exposição mundial de 1889 mas acabou por ser salva pelo simples facto de ter sido instalada uma antena de rádio no seu ponto mais alto. Atualmente é o grande ex-libris da cidade e o monumento mais visitado em todo o mundo.
Quando regressar ao solo sugerimos uma curta passem pelo Trocadero onde  poderá descansar um pouco enquanto consegue as melhores imagens da Torre Eiffel. 

DICA: De forma a economizar algum dinheiro, a ascensão à Torre Eiffel, pode feita pelas escadas até ao segundo nível e aí (visto que não existe outra solução) será necessário seguir de elevador até ao último patamar, situado a mais de trezentos metros de altura.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

Todas as noites, a partir das 21:00 e de hora a hora, acontece um incrível show de luzes que ilumina e embeleza ainda mais o principal símbolo de Paris.
Esta é uma ótima maneira de acabar o seu primeiro dia na capital de França.


            



.O QUE VISITAR EM PARIS - DIA 2

.MUSÉE DU LOUVRE
Iniciamos o segundo dia na capital de França com visita ao incontornável Musée du Louvre e no qual permaneceremos com toda a certeza até perto do inicio da tarde. 
Este é sem dúvida o mais famoso museu uma vez é no sue interior que se encontram expostas algumas das obras mais valiosas que se conhecem. 
A entrada principal fica situada na conhecida Pirâmide de Vidro.
Depois de esperar numa longa fila e de comprar o "valioso" ingresso, ainda teremos de passar por um controle de segurança antes de aceder ao espaço. 
Depois de todos estes procedimentos entramos num mundo único repleto de objetos raros, muitos deles únicos e de valor incalculável.
Para que a orientação dentro do gigantesco museu seja facilitada o melhor é pedir um mapa do espaço, no qual estão assinaladas cada uma das secções e exposições existentes assim como o local exato da cada uma das mais famosas obras.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

Claro que durante a visita não podemos deixar de apreciar obras como a Mona Lisa, a Venus de Milo, a Victoria de Samothrace, o Escravo de Mourant, a Psiqué Reanimada pelo beijo de ErosCódigo de Hamurabi ou a Coroação de Napoleão
Para os amantes de arte, visitar o Louvre é seguramente uma das mais fascinantes experiências que terá na sua vida. Há tanto para ver que facilmente perdemos a noção do tempo e se inicialmente planeámos ficar quatro horas a verdade é que mesmo prolongando a visita por mais uma ou duas horas nunca conseguiremos percorrer todo o espaço com a atenção que este merece.

Durante a visita não podemos deixar de visitar a valiosa Coleção Egípcia assim como a área onde se situavam os Aposentos de Napoleão III

.CENTRE GEORGE POMPIDOU
Desde que foi inaugurado em 1977 tem ao longo dos anos deslumbrado e desiludido muitos visitantes e locais, devido à sua arquitetura fora do comum.
Este centro de exposições que engloba também um museu e um cinema fica situado na Place George Pompidou. Ainda que (tal como nós) opte por não visitar o interior, vale a pena passar por aqui para apreciar este edifício que devido à sua arquitetura arrojada gerou algum desagrado nos habitantes da cidade. 

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.L'HÔTEL DE VILLE
Quando abandonarem o Centre George Pompidou sugerimos que passe (ainda que de forma rápida) pelo Hôtel de Ville (câmara municipal).  

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.CATHÉDRALE NOTRE-DAME DE PARIS
Mais uma das grandes imagens da capital francesa. Será certamente necessário ter um pouco de paciência se pretenderem visitar o seu interior uma vez que a qualquer hora do dia se deparará com uma enorme fila de visitantes. Por muito que lhe apeteça desistir, não o faça pois o ritmo de entradas acaba por ser extremamente rápido.
Situada na Île de la Cité esta Catedral de estilo gótico é uma das mais antigas de França. A sua construção foi iniciada em 1163, em honra de Maria (mãe de Jesus), mas devido a diversas condicionantes foi-se prolongando no tempo e só ficou concluída cerca de quinhentos anos mais tarde. 
Ainda no exterior, na Place Parvis (fachada ocidental), o visitante poderá ver o marco do quilómetro zero, uma placa de bronze que simboliza o inicio de todas as estradas do país. 
No Interior além da incrivelmente bonita coleção de painéis de vitrais (alguns dos maiores do mundo) a catedral também alberga o Túmulo de Joana d'Arc, uma dos grandes símbolos militares da Guerra dos Cem Anos.
A visita é gratuita, somente deverá pagar se quiser subir a uma das torres de onde se conseguem vistas desafogadas sobre uma boa parte da cidade. É também no ponto mais elevado do monumento que se podem ver as famosas Gárgulas que ficaram conhecidas depois de terem merecido papel de destaque no filme de animação "O Corcunda de Notre-Dame". 
.A Catedral encontra-se a
tualmente encerrada devido ao incêndio que no dia 15 de Abril de 2019 destruiu uma grande parte do edifício.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.JARDIN DU LUXEMBOURG
É neste local que sugerimos terminar o segundo dia na cidade luz.
Este jardim é considerado um dos mais bonitos de Paris e onde poderá passear calmamente, descomprimir e relembrar os momentos fantásticos que viveu nos últimas 48 horas. Se as pernas assim o exigirem, faça uma pausa, sente-se à beira do lago e comece já a planear o que quer fazer e ver amanhã. 

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.O QUE VISITAR EM PARIS - DIA 3

.BASILIQUE DU SACRÉ-CŒUR
Sugerimos que se dê início ao terceiro e último dia da nossa visita a Paris numa área que já se encontra relativamente afastada daquela onde nos mantivemos nos dias anteriores.
Para conseguir apreciar este local da melhor forma e sem a habitual torrente de turistas barulhentos que diariamente invade todo o espaço, o melhor é madrugar e chegar perto das oito da manhã. Como o santuário se encontra aberto desde as seis da manhã, a experiência terá com certeza outro significado. 
Esta obra magnifica fica situada no bairro de Montmartre, no topo da colina mais alta da cidade. Na área em frente da fachada principal existe um grande terraço que oferece aos visitantes uma das mais fantásticas vistas sobre a capital francesa.
DICA: O acesso ao interior do sanitário é permitida a partir das seis da manhã.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.QUARTIER DE MONTMARTRE
O bairro de Montmartre, situado na zona norte de Paris, foi desde sempre considerado um dos locais mais boémios da cidade. Era nesta zona que no passado viviam artistas e também na qual onde se situavam as mais famosas casas de alterne de Paris. Atualmente é um dos bairros mais visitados por turistas e passear pelas ruas cheias de charme do quartier é quanto a nós uma das atividades que mais gostamos de fazer. As ruas ao redor da Basílica fervilham de energia e durante o dia são invadidas por artistas de rua e talentosos pintores que aqui expõem e tentam vender as suas obras.
Se quiser comprar uma lembrança que realmente represente o espírito de Paris então este é o sitio ideal. 
É também em Montmartre que sugerimos que tomem o pequeno almoço. Por diversas vezes já fizemos a primeira refeição do dia no o Café 2 Moulins, local onde foram gravadas algumas cenas do filme Amélie

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.MOULIN ROUGE
A nossa visita ao bairro de Montmartre não ficaria completa sem uma passagem pelo cabaré mais badalado de Paris (talvez do mundo). Uma vez que os espetáculos só acontecem à noite (21:00 e 23:00), a esta hora o espaço estará com toda a certeza encerrado, ainda assim é quase obrigatório passar por este local para tirar a foto da praxe. 
Se tiver interesse em assistir ao show é importante referir que os preços variam entre os 88 euros (que esgotam rapidamente) e os 445 euros.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.PLACE DES VOSGES
A Place des Vosges também apelidada de Place Royal é uma dos nossos locais preferidos em Paris. Este bonito espaço público foi erguido 1612 por Henri IV e segundo consta foi a primeira praça planificada da cidade. No centro situa-se um delicioso jardim onde poderá descansar durante alguns momentos ao mesmo tempo que aprecia a belíssima arquitetura dos edifícios residenciais que o abraçam. 
Destacamos também as arcadas que circundam toda a praça e sobre as quais estão instaladas lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Um dos restaurantes ali presentes é o L'Ambroisie que figura no prestigiado guia Michelin, com três estrelas. 
Se quiser passar a noite com algum luxo nada como escolher o Hotel Pavillon de la Reine com tarifas só acessíveis a algumas carteiras.
Antes de abandonar esta zona sugerimos que passe pelos bonitos jardins do Hotel de Sully, situados a uma curta distância da Place Royal.

O que visitar em Paris, Roteiro Paris

O que visitar em Paris, Roteiro Paris


.LIVRARIA SHAKESPEARE & CO
Quase sem darmos por isso estaremos de regresso ás margens do Rio Sena, e é nesta área que seguiremos que visite aquela que é seguramente a mais carismática livraria da capital. A Shakespeare & Co é ainda um pouco desconhecida do publico em geral ainda que já esteja a funcionar neste local desde 1951.
Em Paris existem centenas de livrarias mas esta é sem duvida aquela que tem o ambiente mais marcante. O interior é do mais surreal que pode existir. Os corredores estreitos por onde nos movimentamos como dificuldade são ladeados por prateleiras cheias de livros, na sua grande parte obras antigas. Há jornais e revistas espalhadas por toda a parte e as pequenas salas de leitura estão constantemente preenchidas por amantes de leitura que completamente vidrados nas paginas dos seus livros nem dão pela passagem dos turistas que por ali deambulam. A livraria possui uma energia especial e na nossa opinião é um local que não deve ficar de fora do seu roteiro.




.CIMITIÈRE DU PÈRE-LACHAISE
E se um cemitério se tornasse numa das grandes atrações turísticas de uma cidade?
Pode parecer macabro mas a verdade é que foi isso mesmo que aconteceu a este lugar. Com uma média de dois milhões de visitantes por ano e desempenhando um local de destaque em quase todos os guias de viagem de Paris, o cemitério de Père Lachaise é atualmente um ponto de passagem obrigatória para aqueles que visitam a capital francesa. 
A sua fama deve-se ao facto de aqui se encontrarem enterradas diversas personalidades famosas. Músicos, políticos, cientistas ou escritores que marcaram uma época ou geração têm como ultima morada este enorme espaço situado na zona oriental da cidade.
De entre quase um milhão de campas, destacamos as de ChopinMolièreOscar Wilde ou Jim Morrison.
Para o ajudar a encontrar os mais visitados o melhor mesmo é pedir um mapa à entrada.





Este é o momento que podemos dizer que a nossa visita a Paris se aproxima da reta final. Foram três dias fantásticos numa das mais bonitas cidades do mundo e não fazia sentido despedirmo-nos da capital francesa sem lhe darmos uma derradeira sugestão. 
Espere que as luzes da cidade de acendam e embarque num passeio nos famosos Bateaux Mouches que percorrem o Rio Sena. Desta forma terá a oportunidade de ter uma perspetiva completamente diferente de grande parte dos monumentos que viu e visitou nas ultimas 72 horas. 


Esperamos que este artigo seja útil na organização da sua visita à cidade luz. Se optar por seguir à risca esta sugestão de roteiro irá certamente chegar ao final desta aventura com os pés e as pernas a reclamar, contudo acreditamos que ao olhar para trás e perceber que valeu a pena.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO NOS DESLOCÁMOS:
Por se tratar de uma grande metrópole as deslocações entre pontos de interesse tornam-se em alguns casos um pouco difícil devido as distâncias, em alguns casos de vários quilómetros. Uma das melhores formas de locomoção é o metro que percorre toda a cidade, chega a qualquer ponto e até se pode dizer que é económico. 




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

3 comentários:

  1. Muito bom. Espero ser me útil pois penso ir a paris este verão. E alojamento o que aconselham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficámos num hotel baratinho da cadeia Formule 1,situado na zona norte da cidade.

      Eliminar