sábado, 22 de setembro de 2018

.CÓRDOBA - GUIA PRÁTICO


Córdoba reflete sem sombra de dúvidas a verdadeira essência da Andaluzia. 
As casas pequenas pintadas de branco, os canteiros onde nascem flores coloridas e os ritmos do flamenco que nos acompanham enquanto percorremos as ruas empedradas do centro histórico, são talvez o lado característico mais visível desta região que ao longo dos séculos foi sendo povoada por diversos povos.
Foram sobretudo Árabes, Judeus e Cristãos que em diferentes períodos temporais aqui se estabeleceram, acabando por deixar um legado tão forte que resultou num valioso conjunto arquitectónico que hoje é sem surpresas uma das suas imagens de marca. 







Descubra através do nossos olhos, doze locais fantásticos que o farão mesmo incluir Córdoba no seu roteiro pela Andaluzia.

.MEZQUITA
Este incrível monumento é indiscutivelmente o resultado mais visível da metamorfose cultural e religiosa que caracteriza a cidade. A beleza do local está precisamente na mistura arquitectónica presente, especialmente no interior, onde altares tipicamente cristãos se fundem de forma quase perfeita na floresta de colunas e arcos de estilo árabe que povoam todo o espaço.
.Todos os dias (exceto aos domingos) entre as 8:30 e as 9:30 a entrada é gratuita.




.PUENTE ROMANO
É da Puente Romano que se têm as melhores vistas sobre o centro histórico. Sugerimos que a atravessem ás primeiras horas da manhã, em silêncio, e quando só aqueles que ousam acordar cedo ali vêm desfrutar de uma tranquilidade pouco habitual. 
De um dos lados podemos ver a Torre Calahorra onde se encontra instalado um pequeno museu e do outro o Arco del Triunfo que assinala oficialmente a entrada na zona antiga da cidade.




.ALCAZAR DE LOS REYS CRISTIANOS
Este complexo que é um misto de palácio e fortaleza ocupa um lugar especial na lista de monumentos a visitar. Para lá das altas muralhas esconde-se um importante pedaço da história da cidade e do país. O Alcazar foi em tempos residência oficial de alguns membros da monarquia espanhola, chegando mesmo a receber a visita de Cristóvão Colombo antes de iniciar a sua viagem em direção ao Novo Mundo.
Para além da subida ás torres existentes de onde se têm vistas fantásticas, destacamos também os bonitos jardins repletos de lagos e fontes que nos dias de calor funcionam como um autêntico oásis.
.Todas as 5°feiras a entrada é gratuita entre as 12:00 e as 14:30




.JUDEARIA
As ruas do antigo bairro Judeu foram para nós um dos locais onde mais gostámos de passear. O contraste entre as casas pintadas de branco e os vasos coloridos repletos de flores dão a este local um charme especial capaz de nos transportar para uma qualquer aldeia alentejana. Enquanto por aqui andar vale a pena guardar uns momentos para conhecer a Sinagoga assim como a Porta de Almodovár.




.PÁTIOS 
Os pátios interiores são uma das heranças deixadas pelos romanos e que posteriormente foi mantida pelos mouros, acabando por se tornar numa tradição que persiste até aos dias de hoje.
Enquanto percorrer as ruas dos bairros que envolvem o Alcazar, vai certamente deparar-se com alguns destes locais bem cuidados onde predominam as flores e diversos pontos de água. Muitos dos habitantes locais exibem com orgulho estas autênticas obras primas, que uma vez por anos vão a concurso de forma a eleger o melhor deles em diferentes categorias. 
Embora na maioria dos casos seja cobrada aos visitantes uma pequena comissão para aceder ao espaço, existem muitos outros com entrada livre.  




.PALÁCIO DE VIANA
Presente em praticamente todos os roteiros turísticos da cidade, o Palácio de Viana é definitivamente o local perfeito para passear nos dias em que o calor toma conta de Córdoba. Trata-se de um complexo palaciano composto por diversas salas decoradas com objectos de outros tempos mas que tem nos inúmeros pátios existentes a sua verdadeira beleza. 




.MUSEU ARQUEOLÓGICO
Para ter uma ideia mais clara sobre o passado de Córdoba vale a pena conhecer o incrível museu arqueológico. É nas salas de um antigo palácio que se encontra exposto um valioso espólio que de uma forma bastante clara ajuda os visitantes a conhecer a história da cidade, numa viagem que se inicia na pré-historia e termina na idade média.
.A entrada é livre para os cidadãos da União Europeia 




.PLAZA DE LA CORREDERA
Esta é a maior praça da cidade e embora não tendo a beleza da Plaza Mayor em Madrid ou até da Plaza Reial de Barcelona, a verdade é que este é um espaço com um ambiente bastante agradável e por onde vale a pena passar.
O que outrora se caracterizou por ser o principal ponto de encontro de habitantes locais, é hoje local de lazer de muitos dos visitantes que chegam a Córdoba. Durante os dias de verão, as diversas esplanadas existentes convidam a que façamos uma pausa neste nosso roteiro.




.CALLEJA DE LAS FLORES
Este é daqueles exemplos em que um local se transforma, sem razão aparente, num dos pontos turisticos mais badalados de uma cidade. Situada em pleno centro histórico esta pequena e estreita viela parece ter ganho fama devido aos muitos vasos de flores que decoram as suas paredes. Não será com toda a certeza o lugar mais bonito de Córdoba, mas ainda assim vale a pena passar por aqui nem que seja para tirar a foto da praxe com a Torre do Campanário a servir de pano de fundo. 



.CENTRO FLAMENCO FOSFORITO
É na mitica Plaza del Potro que fica situado este Museu que valoriza presta a devida homenagem à vertente artística mais conhecida da região
O Flamenco é indiscutivelmente uma das imagens de marca da Andaluzia e o bem organizado espólio ali presente ajuda os visitantes a entender um pouco mais sobre esta arte que para a gentes locais é acima de tudo um estilo de vida.





.CUESTA DEL BAILIO
Gostamos de nos perder pelas ruas e ruelas das cidades que visitamos e muitas vezes, quando menos esperamos, descobrimos pequenos tesouros que se escondem para lá dos roteiros pré estabelecidos. Esta bonita escadaria é um desses locais especiais. 
Além da visita aos vários edifícios religiosos existentes na área, vale a pena passar e quem sabe descansar um pouco na pequena praça onde se ergue a estátua do Cristo de los Faroles.




.TEMPLO ROMANO
As colunas do antigo Templo Romano que se erguem por entre a malha urbana de uma cidade em pleno crescimento, confirmam-nos mais uma vez que o legado deixado por outras civilizações ainda está bem presente em Córdoba.



.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA VIAJAR 12 DIAS NA ANDALUZIA


-ONDE DORMIR
Córdoba é uma das cidades mais visitadas da Andaluzia e como consequência a oferta de alojamento é bastante vasta, com opções para todos os gostos e carteiras.
No nosso caso tínhamos a intenção de optar por algo mais tradicional e após alguma pesquisa descobrimos a Casa de los Azulejos. Este hotel situa-se em pleno centro histórico e destaca-se não só pelo bom gosto na decoração, mas também pelo incrível pátio interior onde depois de um dia de caminhada conseguimos desfrutar de agradáveis momentos de tranquilidade.
O estacionamento privado para clientes, os quartos extremamente confortáveis e o delicioso pequeno almoço que pode ser servido num pequeno terraço existente, fizeram-nos ter a certeza de que a nossa escolha não podia ter sido mais acertada.
Testamos, gostámos e aconselhamos a Casa de los Azulejos.



.OUTRAS CRÓNICAS SOBRE ESPANHA:

Pode acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook. 

Sem comentários:

Enviar um comentário