segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

CASABLANCA - VISITAR A MAGNÍFICA MESQUITA HASSAN II

O que visitar em Casablanca - Mesquita Hassan II, Marrocos

O tempo era de certa forma limitado e a nossa passagem por Casablanca focava-se num único propósito: visitar a maior e mais impressionante mesquita de Marrocos. 
Chegámos depois de uma curta viagem de comboio que nos trouxe desde Rabat e o ténue contacto que acabámos por ter com as ruas da mais desenvolvida cidade do país, resumiu-se aos cerca de trinta minutos que durou a caminhada entre a Gare Ferroviária e a Mesquita Hassan II. Foram praticamente dois quilómetros sem grandes pontos de interesse até que a certa altura temos o primeiro contacto visual com aquela que é seguramente a obra mais emblemática da capital financeira de Marrocos.
Um monumento imponente, de linhas direitas e parcialmente construído para lá do limite em que as águas do Oceano Atlântico beijam a costa, talvez fazendo referência ás palavras do Corão onde se pode ler que o trono de Deus se encontra sobre o mar.






Nos pátios exteriores que circundam todo o edifício imperam os tons pastel, quebrados aqui e ali com o verde presente nos telhados e em alguns detalhes que embelezam a fachada, as fontes e o enorme minarete. 






Para lá dos imponentes portões de ferro adornados com elaboradas formas geométricas, o visitante (sempre acompanhado por um guia) acede primeiro à principal sala de oração do complexo. É definitivamente um espaço de proporções fora do normal, preenchido por grandes colunas que se unem num arco e sustentam um teto de madeira que em certas ocasiões se abre deixando que o sol invada todo o espaço. Sobre nós pendem dezenas de candelabros que hoje, na quase ausência de luz natural, fornecem a iluminação necessária para que nada escape à nossa atenção.
Ainda que não muçulmano, é-me impossível não sentir um certo fascínio pela beleza e imponência de tudo o que me rodeia. A Mesquita Hassan II é sem sombra de dúvidas uma obra prima da arquitetura Islâmica e o aplicado guia que nos vem acompanhando desde o início da visita mostra-se empenhado em que nenhum pequeno detalhe fique por explicar. 

.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA VISITAR O MELHOR DE MARRAQUEXE







A visita termina com uma passagem pela área situada sob a nave central. Os visitantes podem agora voltar a calçar os sapatos. Depois de descer uma escadaria acedemos então à não menos impressionante sala das abluções, usada pelos fiéis para o ritual de purificação do corpo que antecede cada oração. Embora não as tenha contado, posso garantir que neste enorme espaço existem várias dezenas de fontes de mármore trabalhado com o que parecem ser motivos florais. Todo o espaço é suportado por uma floresta de colunas nas quais, mais uma vez, se destacam os bonitos mosaicos de tons verde.  

.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA VISITAR CHEFCHAOUEN  






.INFORMAÇÕES ÚTEIS:

-QUAIS OS HORÁRIOS DAS VISITAS?
A Mesquita Hassan II é o único local de culto Islâmico (Marrocos) em que é permitida a entrada a não Muçulmanos, ainda assim o acesso só está autorizado a certas alturas do dia e sempre na companhia de um guia. As visitas são conduzidas em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
.VISITAS MATINAIS: 9:00, 10:00, 11:00 e 12:00.
.VISITAS DE TARDE: 15:00 e 16:00
.DURANTE O RAMADÃO: 09:00, 10:00 e 11:00
.À SEXTA-FEIRA: 09:00, 10:00, 15:00 e 16:00

-QUANTO CUSTA VISITAR A MESQUITA HASSAN II?
O ingresso para visitar a Mesquita Hassan II tem um custo de 130 MAD para adultos e de 30 MAD para crianças dos 4 aos 12 anos. 

-ONDE POSSO COMPRAR O INGRESSO?
Os ingressos para visitar a Mesquita só podem ser adquiridos na bilheteira situada numa das entradas do complexo, perto da área de estacionamento. Não há possibilidade de comprar o ticket através de qualquer plataforma digital.

-COMO SE DESLOCAR DO CENTRO DE CASABLANCA ATÉ À MESQUITA HASSAN II?
A Mesquita Hassan II é facilmente alcançável a partir de qualquer ponto do centro de Casablanca. Para quem chega à cidade usando a rede ferroviária é relativamente fácil realizar o trajeto a pé, entre as estações de Casa Port ou Casa Voyageurs até à Mesquita. Para aqueles que preferirem percorrer a distância usando o táxi, a tarifa a pagar nunca deverá ser superior as 10/15 MAD.

Sem comentários:

Enviar um comentário