segunda-feira, 31 de outubro de 2022

VISITAR A ALBÂNIA - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA UMA SEMANA

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

Nos últimos anos a Albânia tem vindo a ganhar algum destaque no panorama turístico europeu, sendo cada vez mais uma escolha de quem procura um destino fora da caixa, relativamente barato, com história, paisagens naturais e praias que competem com outros locais mais divulgados.
Ainda que o território albanês seja relativamente pequeno, sabíamos que devido ás limitações impostas pelo escasso tempo disponível, seriamos forçados a abdicar de alguns objetivos que inicialmente havíamos traçado para esta viagem. Tentámos então ser racionais na preparação do roteiro e nos oito dias que tínhamos à nossa disposição ainda foi possível encaixar alguns dos mais importantes pontos de interesse do país.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

VIAJAR NA ALBÂNIA - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO 

.DIA 1 - CHEGADA A TIRANA E VIAGEM PARA BERAT
Aterrámos ao início da tarde no aeroporto internacional de Tirana e, logo ali, apanhámos um autocarro que nos deixou nas imediações do terminal rodoviário, situado na zona norte da capital da Albânia. Foi então deste local que saímos pouco depois em direção a Berat, numa viagem que teve uma duração de aproximadamente duas horas. No momento em que alcançámos o nosso destino já a noite havia caído e nesses primeiros instantes na cidade as nossas preocupações focaram-se essencialmente em encontrar (nas labirínticas ruas do centro histórico) o alojamento que reservámos para a nossa estadia e em aconchegar o estômago que já demostrava alguma impaciência com a prolongada falta de sustento. 
Depois de jantar ainda aproveitámos as temperaturas amenas para realizar um agradável passeio ao longo das margens do rio Osum que rasga a cidade a meio.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIA 2 - UM DIA PARA CONHECER O MELHOR DE BERAT 
Acordámos cedo até porque este seria o único dia que tínhamos para conhecer a cidade de Berat e o seu típico casario pendurado nas escarpas rochosas que se alongam até ás muralhas do castelo. Embrenhámo-nos então nas labirínticas ruas do centro histórico e foi precisamente aí que abrimos o coração e nos declarámos não só a Berat mas especialmente às gentes que nela vivem. Pessoas simples, sem tiques de vaidade, que uma e outra vez nos mostraram o quão bem vindos somos ao seu valioso pedaço de território. 
Não há como negar, em Berat tudo parece estar no lugar certo: as cadeias montanhosas que abraçam toda a região, o rio Osum que com vagar desliza aos pés da cidade e a antiga fortaleza que coroa o burgo e as sua mil janelas.
Ao atravessar a ponte de pedra que nos leva ao Bairro de Gorica, contemplamos mais uma vez o cenário que se amplia na margem oposta. Berat é realmente um local delicioso.
Já era noite quando apanhámos o autocarro e seguimos viagem em direção a Gjirokastër.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR BERAT PODE SER LIDA AQUI

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIA 3 - A INCRÍVEL GJIROKASTËR E O MAIOR CASTELO DA ALBÂNIA
Hoje não alongámos demasiado a nossa presença por entre os lençóis e, tal como havia acontecido na véspera, abandonámos o nosso alojamento ainda antes das nove da manhã. Apesar de estarmos no verão o dia despertou cinzento e assim se foi mantendo durante todo o tempo que permanecemos na cidade. 
À semelhança de Berat também em Gjirokastër o legado Otomano ainda perdura agarrado à encosta rochosa que sem pressas percorremos durante horas a fio, tentando que nenhum detalhe daquelas ruas cravadas de pedra escape à nossa atenção. Subimos depois até às imponentes muralhas que coroam o castelo que dizem ser o maior do país e do qual se avistam os recortes da paisagem envolvente. Ali, naquele ponto onde quase tocamos o céu, o olhar ganha asas e voamos quilómetros sem nunca tirar os pés do chão. Apesar dos constantes chuviscos, a temperatura para lá de amena convida a uma contemplação mais prolongada e com o devido vagar assistimos ao momento em que o sol se esgueira para outras latitudes. Lá em baixo a cidade cobre-se de centenas de pontos luminosos que lhe conferem um ambiente ainda mais romântico.
Nessa noite jantámos num modesto restaurante situado a meia dúzia de metros do hotel e fomos dormir cedo uma vez que na manhã seguinte a alvorada seria mais uma vez dada ás primeiras horas da manhã.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR GJIROKASTËR PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIA 4 - VIAGEM PARA SARANDË COM PARAGEM PARA CONHECER O INCRÍVEL BLUE EYE
Um dia em que apesar de termos passado muitas horas na estrada ainda tivemos a oportunidade de visitar não só as incríveis piscinas naturais apelidadas de "The Blue Eye" como também chegámos a Sarandë a tempo de dar um refrescante mergulho nas águas translúcidas que banham esta região do país. 

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIAS 5 & 6 - EM SARANDË E KSAMIL ENCONTRÁMOS ALGUMAS DAS MAIS BONITAS PRAIAS DO PAÍS
Dois dias foram escassos para desfrutar plenamente destas que são consideradas pela maioria dos turistas que visitam a Albânia as duas zonas balneares mais bonitas do país. Durante a nossa curta estadia ficámos alojados em Sarandë e foram precisamente as praias aí existentes que visitámos no primeiro dia, reservando o segundo para a descoberta das fantásticas praias de Ksamil que apesar de bastante congestionadas nos surpreenderam pela sua extrema beleza. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR KSAMIL PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIA 7 - UM VIAGEM AO PASSADO NAS RUÍNAS DE BUTRINT E REGRESSO A TIRANA
Antes do regresso à capital do país ainda tínhamos o objetivo de conhecer as ruínas de Butrint, situadas já perto da fronteira com a Grécia e que segundo percebemos são o local mais visitado na Albânia. Acordámos numa altura em que o sol mal havia espreitado no horizonte e logo depois de um simples pequeno almoço seguimos na direção do local pretendido. Como chegámos cedo conseguimos ter o espaço quase só para nós, percorrendo-o de forma tranquila, tentando interpretar o que resta de cada uma daquelas estruturas presentes no meio de uma luxuriante floresta.  
Ao início da tarde dissemos adeus à região sul da Albânia e rumámos a Tirana ainda a tempo de visitar o Bunk'art 1, situado a uma curta distância do centro. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR BUTRINT PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


.DIA 8 - ANTES DAS DESPEDIDAS AINDA TEMOS TEMPO PARA CONHECER UM POUCO DA CAPITAL
Este seria o dia em que terminava a nossa curta mas proveitosa viagem pela Albânia. Com o nosso voo de regresso a casa marcado para o final da tarde ainda houve tempo para conhecermos um pouco da capital do país que para falar verdade acabou por nos surpreender não só pela modernidade como também pela organização. Nas poucas horas que tínhamos disponíveis aproveitámos para passear pela área do centro histórico, conhecendo e visitando alguns dos seus mais marcantes pontos de interesse. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR TIRANA PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia

O que visitar na Albânia Roteiro Albânia


INFORMAÇÕES ÚTEIS:
 
.COMO NOS DESLOCÁMOS
Quando começámos a organizar esta viagem pela Albânia o nosso objetivo inicial era alugar carro de forma a termos, não só, alguma liberdade de movimentos como também para facilitar as deslocações entre os locais que pretendíamos visitar. Contudo, e depois de alguma pesquisa, concluímos que a rede de transportes locais funciona de forma aceitável, ligando as principais cidades do país de forma regular e em alguns casos por tarifas relativamente baixas. Percebemos também que facilmente poderíamos arranjar boleias para alguns trajetos. Tendo em conta estes fatores, decidimos pôr de parte as pretensões iniciais e acabámos por realizar todas as nossas deslocações de autocarro e à boleia. 
.PODE CONSULTAR AQUI OS HORÁRIOS, AS ROTAS E AS TARIFAS DE GRANDE PARTE DOS AUTOCARROS NA ALBÂNIA. 

.QUAL A MELHOR ALTURA PARA VISITAR A ALBÂNIA
Os meses de verão (entre junho e agosto) são aqueles em que o país recebe maior número de visitantes uma vez que nessa altura as condições meteorológicas são as mais favoráveis para desfrutar das magníficas praias situadas na região sul. Ainda assim, e tendo em conta que a Albânia é influenciada por um clima mediterrâneo, o mês de setembro pode também ser uma excelente escolha, uma vez que durante esse período a presença de turistas é relativamente menor e o tempo ainda se mantém ótimo. Se por outro lado o objetivo é conhecer somente algumas das cidades do país, então qualquer um dos restantes meses do ano poderão ser uma opção a considerar. 

.FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS
Uma vez que a Albânia faz parte da Europa, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para aceder ao território albanês, sendo possível entrar no país usando somente o cartão de cidadão.  




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário