quinta-feira, 12 de maio de 2016

.CROÁCIA ROAD TRIP-6 LOCAIS A NÃO PERDER


A Croácia é cada vez mais um destino de eleição para os turistas Europeus que vêem neste país situado nas margens do mar Adriático,uma ótima oportunidade para umas férias tranquilas não muito longe dos países de origem.
Bom tempo durante grande parte do ano,boa comida e preços acessíveis são sem dúvida os principais atrativos.
Dubrovnik continua a ser a principal escolha tanto para os visitantes sazonais como para os barcos de cruzeiro que ali atracam regularmente,principalmente nos meses de verão.
Contudo,a Croácia é muito mais que Dubrovnik e foi com o objectivo de descobrir as maravilhas espalhadas pelo seu território que nos lançámos durante oito dias à descoberta deste país fantástico que entrou directamente para o nosso top dez Europeu.
Esta viagem foi realizada de carro,durante o mês de setembro,tendo como ponto de partida a capital Zagreb e local de chegada Dubrovnik,no extremo sul.



Resta acrescentar que durante o percurso tivemos oportunidade de dar um "saltinho" a Mostar na Bósnia & Herzegovina e Kotor no Montenegro.
De todos os locais e cidades que conhecemos,achámos que alguns merecem um lugar de destaque,não devendo de forma alguma ficar de fora do roteiro de quem se quer lançar numa road trip por terras croatas.
Aqui ficam as nossas escolhas:

Zagreb
Foi na capital que iniciamos a viagem e onde permanecemos um dia.Não podemos afirmar que seja uma cidade deslumbrante,mas a verdade é que não ficámos indiferente a sua beleza e história.
A crónica completa da nossa passagem por Zagreb pode ser lida aqui.




Pula
É uma cidade relativamente pequena que se visita facilmente num dia.Nós chegamos de manhã e ao final da tarde já estávamos de partida.Fica situada a cerca de 255 quilómetros de Zagreb nas margens do mar Adriático.Muitos visitantes escolhem-na como destino balnear,mas o que nos levou a querer conhecer a cidade foram os diversos vestígios da era Romana que podem ser vistos um pouco por toda a parte.O Coliseu de Pula é o melhor exemplo que podemos dar.
A crónica completa da nossa passagem por Pula pode ser lida aqui.





Parque Nacional dos Lagos Plitvice
É impensável visitar a Croácia e não "gastar" pelo menos um dia para conhecer esta maravilha da natureza que a seguir a Dubrovnik é o local que mais turistas atrai.
Os visitantes percorrem o parque a pé e durante o "passeio" são presenteados com paisagens de sonho,sempre com os famosos lagos de cor azul turquesa como pano de fundo.
A crónica completa da nossa passagem pelo Parque dos Lagos Plitvice pode ser lida aqui.




Zadar
Foi nesta cidade que resolvemos dormir uma noite e que acabou por se revelar uma autêntica surpresa.A old town situada no interior das muralhas é um ótimo local para caminhar de forma tranquila.O ponto alto da visita é sem dúvida o fantástico pôr do sol que pode ser visto na zona ribeirinha perto do Orgão Marinho. 
A crónica completa da nossa passagem por Zadar pode ser lida aqui.




Split
Esta foi a cidade que mais nos fascinou.Os edifícios históricos bem cuidados,a simpatia das pessoas,a comida e o ambiente descontraído conquistaram-nos por completo.Para quem quer estender a viagem a Hvar este é o ponto de partida.
A crónica completa da nossa passagem por Split pode ser lida aqui.




Dubrovnik
Gostámos mas não ficámos fans.
É claramente o expoente máximo do turismo na Croácia e nem os preços exageradamente inflacionados afastam os milhares de visitantes que aqui chegam diariamente em busca de sol.Os amantes da serie Game of Thrones não vão com certeza deixar de visitar os muitos spots existentes que foram utilizados ou onde foram gravadas algumas das cenas que passaram na televisão. 
A crónica completa da nossa passagem por Dubrovnik pode ser lida aqui.




Traçar um itinerário para percorrer este país fantástico pode ser complicado,muito por culpa dos muitos locais que poderemos querer incluir num curto espaço de tempo.
Oito dias foi muito pouco e tivemos de fazer algumas cedências.Na nossa opinião mais vale conhecer e visitar de forma tranquila um local e ter tempo para apreciar o que estamos a ver do que andar constantemente a correr sem ter o devido tempo para desfrutar. 
O trajecto pode ser feito de autocarro,mas deste modo perde-se muita da liberdade que temos,por isso o melhor mesmo é alugar um carro.Além disso,as estradas são ótimas,mesmos as nacionais onde circulámos quase sempre.
Podem aceder ás crónicas individuais detalhadas das cidades/locais clicando no nome de cada um.
Boa viagem!

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.

2 comentários:

  1. Vou fazer essa viagem em menos de uma semana! Mas estou com dificuldades em alugar carro ..porque só encontro precos demasiado altos por recolher o carro no norte e entregar no sul :/ alguma ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana.
      Dentro de uma semana é muito em cima da hora e ainda por cima estamos na época alta onde existe bastante procura.Nesta altura vai ser difícil arranjares bons preços.Os bons negócios consegue-se com dois/três meses de antecedência.
      Na altura alugámos através do site http://www.rentalcars.com
      Boa sorte e boa viagem.

      Eliminar