terça-feira, 17 de maio de 2016

.NAQSH-E ROSTAM-IRÃO


Persépolis ficou para trás.Estamos de volta à estrada,mas ao que parece não por muito tempo.Somente uma dúzia de quilómetros separam as ruínas da antiga capital do império 
Pérsa do local para onde nos dirigimos. 
Mais uma vez o guia vai explicando com um discurso simples mas cativante que é em Naqsh-e Rostam que se encontram os túmulos imperiais de quatro dos Reis de Aqueménides.
A camioneta estaciona e em poucos minutos estamos no interior do complexo.
A primeira visão é avassaladora.Nada nos prepara para algo assim.Diante mim tenho quatro túmulos colossais em forma de cruz todos eles esculpidos numa encosta rochosa.Faz-me lembrar Petra,na Jordânia.Até a cor da rocha é idêntica.





Sinto-me pequeno,insignificante perante o tamanho e a importância do que tenho diante mim.São nada mais nada menos três mil anos de história.
Apesar da "idade" avançada pode-se dizer que o estado de conservação é no mínimo razoável.No interior dos túmulos já nada existe uma vez que durante a invasão de Alexandre o grande também este local foi saqueado.
Os murais esculpidos num nível inferior representam cenas e imagens de batalhas importantes.



Dos quatro túmulos existentes só um pôde ser identificado como pertencente ao Imperador Pérsa Dario I.Os restantes e embora não haja certezas,pensa-se que pertencem a Dario II,Artaxerxes I e Xerxes I.



Do lado esquerdo ergue-se uma torre onde segundo a explicação dada,serviria para guardar o corpo do imperador enquanto o túmulo não ficava pronto.



A visita promete ser curta.Trinta minutos é o tempo dado pelo guia para poder-mos explorar o local,que na realidade não é grande,mas com muito para ver e assimilar.
Caminhei,tirei fotos,sentei-me,levantei-me,andei de um lado para o outro.

É a constante busca de locais e experiências como esta que me faz viajar.Naqsh-e Rostam é sem duvida um dos monumentos mais fantásticos do Irão e devido à sua importancia historia não podia de forma alguma ficar de fora do meu roteiro.

.Aqui ficam todas as crónicas da nossa viagem pelo Irão
Primeiras horas de uma viagem memorável
Esfahan
Persépolis
Shiraz
Yazd
Naqsh-e Rostam
Kashan
Kharanaq,Chak Ckak e Meybod
Deserto de Maranjab


Abyaneh

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário