segunda-feira, 9 de maio de 2016

PERSÉPOLIS - UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DA ANTIGA PERSIA

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Acordei com fome. São sete horas e ainda não tenho planos para hoje. A única certeza é que tenho de entregar o quarto daqui a nada. 
Visto-me em meia dúzia de minutos, pego na mochila, vou diretamente à receção onde falo com a menina que me atendeu na noite anterior e que hoje me ajuda a reservar uma day trip à antiga capital Persa. A saída é ás oito, tenho mesmo de me despachar!
Sigo a passo apressado para o pátio central onde é servido o pequeno almoço que só agora fiquei a saber estar incluído no preço do quarto.
Sobre a mesa bem composta vejo pão, fruta, queijo, chá e compotas de diversos sabores.
A primeira refeição do dia acaba por se prolongar para lá do previsto e quando olho para o relógio já passa da hora marcada. Assim sendo, bebo um chá, como rapidamente o pão, meto umas bolachas no bolso e corro para o local combinado onde já se encontram alguns daqueles que serão os meus companheiros de viagem. 
guia e a camionete que nos vai levar já lá estão. Percorro com o olhar aquela peça de museu e questiono-me se será realmente capaz de sobreviver aos quase duzentos quilómetros que temos pela frente.
Aparentemente o guia também não está muito convencido das capacidades do veículo, uma vez que está ao telefone a disparatar com alguém gesticulando e apontando para a camioneta.


Visitar Persépolis Roteiro Irão

Entretanto chega o pessoal que faltava e conto 18 pessoas no total.
Suíços, Holandeses, Franceses, Alemães, Russos, Japoneses e um Português.
Rapidamente travo conhecimento com o Holandês que vive em Roterdão e com um grupo de cinco franceses com quem a conversa acaba por fluir naturalmente.
Já estamos visivelmente atrasados. O guia apressa-se a pedir desculpas e a explicar que estamos à espera de outra carrinha, porque afinal não cabemos todos naquela.
Com o problema de espaço resolvido e com quase uma hora de atraso, fazemo-nos à estrada. Pela frente temos cerca de setenta quilómetros até chegarmos ás ruínas da antiga capital do império Persa.
A viagem corre de forma tranquila. Pouco depois, o burburinho deu lugar a um silêncio quase absoluto e praticamente todos os passageiros adormeceram. Se fosse à dois dias atrás talvez tivesse feito o mesmo, mas hoje não tenho sono...pelo menos por agora.
Aproveito para ouvir musica e para atualizar o meu diário. De vez em quando olho pela janela. Há muito que os prédios desapareceram e a paisagem é agora dominada por campos agrícolas.

Assim que chegamos e quando ainda mal tínhamos posto os pés fora da carrinha, somos presenteados com as primeiras gotas de chuva. Além disso está frio. Que pouca sorte!
O guia fica para trás, ao que parece foi comprar os bilhetes. Eu e o resto do grupo percorremos a passo apressado os cerca de cem metros que nos separam da entrada, enquanto lá ao longe já surgem algumas das colunas que compõem o complexo.

.LEIA TAMBÉM: IRÃO - ROTEIRO COMPLETO PARA 10 DIAS

Visitar Persépolis Roteiro Irão

As pingas são agora maiores e caem com mais intensidade. Gostava tanto de registar em imagens o que estou a ver mas vejo-me obrigado a guardar a máquina fotográfica na mochila. Maldita chuva!

O guia é um tipo porreiro, tem pinta de professor, e mesmo com a meteorologia a atrapalhar a visita ninguém lhe pode tirar o mérito de conseguir manter todo o grupo focado naquela espécie de aula de história ao ar livre.

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Persépolis (Persa na língua local) foi em tempos o centro de um vasto império que dominou toda a região da Ásia central. Este cenário prolongou-se durante vários séculos até que o declínio chegou pela mão de Alexandre o Grande da Macedónia, que em 330 a.C. invadiu a cidade, pilhando e roubando tudo o que conseguiu. Conta a história que para transportar o tesouro real foram necessários trezentos camelos.
Levado pela sede de vingança ordenou que toda a cidade fosse incendiada.
O que hoje vemos é somente uma ínfima parte de uma das mais importantes cidades daquela época.

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Gosto de andar por entre aquelas ruínas tentando imaginar como seria a sua aparência nos seus tempos de glória.
A chuva abranda um pouco, tenho agora quarenta e cinco minutos livres para andar à vontade e decido que vou ocupar o pouco tempo que me resta para caminhar até aos dois túmulos escavados na encosta da montanha.
As limitações de tempo fazem com que a visita a este local seja breve e no caminho de regresso faço questão de passar pelo imponente portal que em tempos assinalava a entrada principal do complexo.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR ESFAHAN - O IRÃO EM TONS AZUL

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Visitar Persépolis Roteiro Irão

Á hora marcada o grupo volta a reunir-se no local combinado e desta vez sem atrasos. Estamos prontos para seguir para o segundo destino do dia. 
Os Túmulos de Naqsh-e Rostam são a nossa próxima paragem.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário