segunda-feira, 30 de maio de 2016

.ÓBIDOS


"Caminhando pelas ruelas típicas de Óbidos,damos conosco frente a frente com testemunhos que nos relembram o nosso passado.Das esquinas aos jardins interiores da antiga medina,Obidos é uma obra prima que foi sendo esculpida com o passar dos séculos.Este legado de outros tempos em conjunto com a dinâmica cultural dos dias de hoje fazem desta pequena vila um dos melhores e mais atrativos destinos turísticos do nosso país.Uma das sete maravilhas de Portugal."

Estas palavras escritas no folheto que nos foi dado no ponto de informação turística,não poderiam descrever de melhor forma esta pequena vila que nasceu e cresceu 
no interior das suas muralhas.

Oppidum que em latim significa cidade fortificada,foi o nome original e por aqui passaram Romanos,Visigodos e Árabes e muito provavelmente é essa mistura de estilos que fazem de Óbidos um local tão especial.

Chegámos já o sol se tinha posto,depois de um dia em que visitámos os Mosteiros de Alcobaça e Batalha. Nessa noite pernoitámos na Casa do Relógio,situada no interior das muralhas e da qual só temos coisas boas a dizer.
Quartos simples mas atendimento cinco estrelas.O pequeno almoço é delicioso.


Passear calmamente e perder-se pelas ruas estreitas da cidadela,só por si já é uma ótima forma de ficar a conhecer e sobretudo perceber que Óbidos merece ser "saboreada" enquanto ainda há pouca gente.Sugerimos que cheguem cedo ou se for possível o melhor mesmo é pernoitar no interior das muralhas que abraçam todo aquele casario de estilo típico.

.Aqui fica uma pequena lista de alguns locais que não devem deixar de ser visitados:
-Castelo
-Porta da Vila
-Igreja de S.João Baptista
-Rua Direita
-Porta do Vale
-Igreja de S.Pedro
-Pelourinho
-Aqueduto
-Ermita de Ordem Terceira
-Santuario do Senhor Jesus da Pedra
-Capela de S.Martinho
-Igreja da Misericordia
-Igreja de Sta.Maria
-Ermita de Nossa Senhora do Carmo
-Igreja de S.Tiago

Não esquecer que qualquer passagem por Óbidos nunca fica completa sem que se prove a famosa ginjinha servida em pequenos copos de chocolate.

.Todos os anos a vila acolhe alguns eventos de renome que atraem sempre um elevado numero de visitantes.
-Festival do Chocolate
-Mercado Medieval
-Vila Natal













A vila medieval de Obidos fica situada na zona centro de Portugal e é na nossa opinião um excelente local para realizar uma "escapadela" de fim-de-semana.Este passeio pode ser complementado com passagens pelo Santuário de Fatima e pelos Mosteiros da Batalha e Alcobaça.

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário