quinta-feira, 12 de maio de 2022

TEOTIHUACAN - COMO ORGANIZAR A VISITA DE FORMA INDEPENDENTE


Mesmo só tendo explorado uma pequena fração das ruínas pré-hispânicas presentes em território mexicano, sabemos que dificilmente encontraremos um local com edifícios tão imponentes quanto aqueles que compõem a área arqueológica de Teotihuacan. Foi então sabendo da importância histórica deste antigo centro habitacional de origem (ao que parece) Azteca e da magnitude das suas construções que fizemos questão de reservar um dia para a visita, podendo assim ficar a saber um pouco mais sobre esta que foi uma das mais importantes civilizações da América Latina. 
Após alguma pesquisa percebemos que seria extremamente fácil deslocarmo-nos entre a Cidade do México e a zona arqueológica usando o sistema de transportes públicos da capital. Esta opção acabou por nos dar algumas vantagens quanto ao tempo reservado para a visita, nos horários e sobretudo na totalidade dos valores despendidos. 

Hoje e tendo em conta a nossa experiência, não temos dúvidas de que esta decisão foi decididamente a mais acertada, uma vez que nos permitiu percorrer todo o espaço ao nosso ritmo, chegando e indo embora nos momentos que achámos mais oportunos e por uma fração do preço cobrado pelas agências locais. 
Assim sendo, e de forma a facilitar a vida a quem queira eventualmente seguir as nossas sugestões, partilhamos algumas informações úteis sobre como foi visitar a zona arqueológica de Teotihuacan de forma independente.  








INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.O QUE FAZER E VISITAR NA ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:

     .PIRÂMIDE DEL SOL
Se existem estruturas que impressionam em Teotihuacan então a Pirâmide del Sol deverá ser com toda a certeza aquela que sobre si mais chama a atenção da maioria dos visitantes que se deslocam à zona arqueológica. Se em tempos era permitido acender ao todo desta impressionante construção, atualmente e de forma a preservar a sua integridade, a ascensão deixou de ser possível.




     .CALZADA DE LOS MUERTOS
A Calzada de los Muertos era a mais importante avenida de Teotihuacan, percorrendo praticamente toda sua a extensão. Esta longa artéria permite o acesso à maioria das estruturas e hoje tal como no passado destaca-se por ser um dos espaços mais movimentados da zona arqueológica. 




     .PIRÂMIDE DE LA LUNA
Com um altura superior a 40 metros, esta é a segunda maior estrutura em Teotihuacan e seria ao que tudo indica, utilizada para a realização de diversos rituais. No seu nível mais elevado existe uma grande plataforma na qual os principais lideres religiosos levavam a cabo estas cerimonias que na maioria dos casos implicavam o sacrifício de pessoas e animais. 




     .TEMPLO DE QUETZALCÓATL
Ainda que este local não seja dos mais impressionantes no que à escala diz respeito, não deixa de ser (na nossa opinião) uma das construções mais bonitas presentes na zona arqueológica, uma vez que numa das vertentes da pirâmide ainda é possível ver diversas esculturas da mitológica serpente emplumada. À semelhança da Pirâmide de la Luna, o Templo de Quetzalcóatl também seria utilizado para cerimonias religiosas.


     

     .PALÁCIO DE QUETZALPAPÁLOTL Y TEMPLO DE LOS CARACOLES EMPLUMADOS
Ainda que não haja certezas absolutas, pensa-se que este local albergava os principais edifícios políticos e administrativos assim como as residências das mais importantes personalidades desta comunidade. No interior do complexo ainda é possível apreciar diversos painéis coloridos e de baixos relevos que nos fazem acreditar que a beleza deste local irá certamente muito para além do que poderemos imaginar.  




    .MUSEO NACIONAL DE TEOTIHUACAN
Numa das entradas (entrada 5) do complexo arqueológico situa-se um pequeno museu no qual se encontra exposta uma valiosa coleção de peças que ajudam o visitante a enriquecer o seu conhecimento sobre as diversas comunidades que no passado ocuparam e dominaram esta região do país. 
 



.COMO CHEGÁMOS À ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:
Estávamos na Cidade do México e tendo como um dos principais objetivos para a nossa estadia na capital mexicana a visita ao complexo arqueológico de Teotihuacan, tentámos arranjar uma opção que nos permitisse chegar a esse local sem que isso implicasse despender um montante demasiado generoso do nosso orçamento. Após alguma pesquisa percebemos que conseguiríamos chegar a Teotihuacan usando o sistema de transportes públicos da cidade, gastado assim uma quantia relativamente reduzida quando comparada com as tarifas propostas pelas agências turísticas locais. Assim sendo, apanhámos, numa primeira fase, o metro até ao Terminal de Autobuses Norte. Aí, sem grandes dificuldades encontrámos o balcão 8, onde comprámos os ingressos para o bus que realiza o trajeto entre a Cidade do México e a zona arqueológica. Em Teotihuacan optámos por entrar pela porta 1, saindo depois pelo acesso número 2 apanhando aí o bus de regresso ao ponto de partida.  
-TARIFA DO METRO POR TRAJETO: 5MXN
-TARIFA DO AUTOCARRO POR TRAJETO: 52MXN

.QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA A ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:
Tendo em conta a importância histórica deste local e tendo como termo de comparação outras zonas arqueológicas que já visitámos no país tais como Chichén Itza, Palenque, Tulum ou Uxmal, pode-se dizer que Teotihuacan é a opção mais económica quando comparada com os locais acima indicados. 
-O PREÇO DO INGRESSO PARA VISITAR A ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN É DE 85 MXN.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário