Queríamos perceber e ver com os nossos olhos o porquê de Koh Tao ser considerado um dos mais incríveis destinos da costa oriental da Tailândia. Após termos sido seduzidos pelas imagens e relatos recolhidos na internet, chegámos a esta pequena ilha curiosos para saber se a realidade estaria à altura das expectativas ou se tudo o que nos havia sido apresentado seria porventura fruto dos filtros que, nos dias que correm, maquilham de forma exagerada as fotografias que desfilam nos ecrãs. Na bagagem carregávamos uma lista considerável de desejos que tentaríamos ver concretizados nos quatro dias que reservámos para explorar este pequeno território insolar.
Koh Tao acenava-nos com a promessa de praias de águas translúcidas e enseadas onde o relógio parece seguir o mesmo compasso das pequenas vagas que beijam os areais que recortam a costa. Ao contrário de outros destinos mais badalados da região, diziam-nos também que esta ilha seria capar de nos brindar com deliciosos recantos que merecem ser degustados com vagar, como se de um prato gourmet se tratasse.
Para além das praias há igualmente os trilhos que rasgam o interior da ilha e conduzem o visitante a miradouros que, qual varandas debruçadas sobre a floresta, nos revelam uma outra perspetiva de Koh Tao. Lá do alto o olhar não encontra barreiras e consegue arremessar-se em todas as direções, levando-nos a alcançar sem dificuldades os recortes irregulares da costa que em alguns pontos desenham bonitas baías banhadas por águas pouco profundas. Se a meteorologia estiver de feição quem sabe se a vizinha Koh Phangan não surge também no horizonte.
Durante os quatro dias que ali permanecemos, Koh Tao deu-se a conhecer de forma simples, mostrando-nos que afinal é mesmo um local incrível, daqueles que permanecem agarrados à nossa memória muito para lá do momento em que nos despedimos.
O QUE FAZER E VISITAR EM KOH TAO - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO:
.DIA 1 - PERCORRER (A PÉ) O TRILHO QUE VAI DESDE HAAD SAIREE ATÉ A FREEDOM BEACH
Acorde cedo e, neste primeiro dia, lance-se à descoberta do trilho que vai desde Haad Sairee até à Freedom Beach. A caminhada será longa mas recheada de agradáveis paragens onde poderá recuperar energias e desfrutar dos bonitos areais que consigo se cruzarão. Pequenas enseadas banhadas por águas translúcidas vão surgindo por entre a vegetação que o acompanhará durante praticamente todo o trajeto e que certamente se revelará uma valiosa proteção contra o sol escaldante. Depois de uma jornada incrível é tempo de regressar à Praia Sairee e de olhos postos no horizonte assista ao primeiro pôr-do-sol da sua estadia em Koh Tao.
- QUE PRAIAS VISITAR NO CAMINHO ENTRE HAAD SAIREE E FREEDOM BEACH -
AS NOSSAS SUGESTÕES:
.JANSON BAY
Esta pequena baía emoldurada por uma densa vegetação tropical e formações rochosas, oferece, a quem ousa madrugar, um cenário quase privado no qual poderá realizar a primeira pausa nesta caminhada pela costa sul de Koh Tao. Aproveite a calma matinal para desfrutar não só deste local incrível mas também para refrescar o corpo nas águas cristalinas que beijam o areal da Jason Bay.
.BENJAMIN BAER BEACH & HAAD SAI NUAN
Estas duas bonitas enseadas estão, na nossa opinião, entre os mais belos locais que visitará durante este passeio. A atmosfera tranquila presente, não só em Benjamin Baer como também em Haad Sai Nuan, convida a desfrutar da simplicidade destes areais onde se erguem uma mão cheia de pequenos bungalows que certamente proporcionarão uma experiência única a quem ali escolhe pernoitar. As águas calmas são ideais para nadar, permitindo também observar alguns exemplares de bonitos peixes tropicais.
.TAO THONG VILLA 1 & TAO TONG VILLA 2
Tao Thong é na realidade formada por um conjunto de duas minúsculas enseadas. Devido ao difícil acesso estas pequenas praias são pouco frequentadas, revelando-se perfeitas para quem procura algum isolamento. Uma vez que as águas nesta área são por norma calmas e surpreendentemente ricas em vida marinha sugerimos-lhe que aproveite a sua passagem por Tao Thong para fazer um pouco de snorkling. Na área mais a norte há um pequeno restaurante onde poderá comprar uma bebida ou realizar uma refeição simples.
.HAAD JUNE JUEA
Menos visitada que outras praias desta região, a Haad June Juea proporciona a quem ali chega um ambiente recatado, ideal para quem pretende afastar-se das áreas mais agitadas da ilha. A pequena baía onde o areal se encaixa de forma perfeita é ocupada por alguns bungalows que permitem a quem ali pernoita acordar com o som do mar. Uma vez que está só de passagem, aproveite então para se refrescar nas águas calmas e quase cristalinas que banham este pequeno paraíso. Estenda a toalha sob as palmeiras e antes de retomar a caminhada desfrute de alguns momentos de descanso.
.CHALOK BAN KAO BAY
Apesar de ter um dos maiores areais de Koh Tao, a Chalok Ban Kao Bay consegue ainda manter uma atmosfera quase familiar que acaba por atrair alguns visitantes com crianças que tiram partido das águas pouco profundas para se banharem de forma despreocupada. Esta praia é também um excelente ponto de partida para quem, sem grande esforço, pretende explorar a península que se situa no extremo sul da ilha. Durante a sua passagem pela baía de Chalok Ban Kao poderá ainda sentar-se numa das esplanadas presentes no areal e beber um refresco enquanto aprecia as vistas.
.SHARK BAY
A Shark Bay (também conhecida por Ao Thian Og) é uma das mais famosas praias da costa oriental de Koh Tao, uma vez que nestas águas são frequentemente avistados pequenos e inofensivos tubarões de pontas negras. Esta é uma área em que o mar se mostra por norma calmo assim como com boa visibilidade, razão pela qual muitos visitantes elegem a Shark Bay como o melhor local da ilha para realizar snorkling ou até mergulho. Ao longo do areal encontram-se alguns resorts que oferecem a quem ali pernoita vistas deslumbrantes para a baía.
.TAA TOH BEACH
Já bastante perto da Freedom Beach situa-se o minúsculo mas incrivelmente belo areal que dá forma à Taa Toh Beach. A praia é delimitada de ambos os lados por algumas formações rochosas onde assentam uma mão cheia de bungalows de aparência modesta que proporcionarão aos seus hospedes uma estadia com vista para uma das mais belas praias da ilha. Quanto a si, que está somente de passagem, aproveite as muitas sombras existentes, estenda a toalha e antes de se sentar para contemplar a paisagem não deixe passar a oportunidade de mergulhar nas águas calmas e pouco profundas que banham esta área de Koh Tao.
.FREEDOM BEACH
Alcançar a Freedom Beach será certamente a tão desejada recompensa depois de uma longa mas agradável caminhada. Esta é a praia mais a sul de Koh Tao e, na nossa opinião, um dos mais belos cartões postais da ilha. A areia fina, a vegetação exótica, as rochas que despontam do mar e as águas tingidas de vários tons de azul fazem com que esta praia seja bastante procurada pelos turistas que nela vêem o tal paraíso tropical com que tantas vezes sonharam. Apesar da sua popularidade, Freedom Beach mantém ainda um ambiente relativamente calmo, que convida a uma estadia mais demorada.
.HAAD SAIREE
Apanhe um táxi ou uma boleia até ao local onde horas antes iniciou a longa caminhada. Por agora é tempo de descansar. Sente-se no areal de Haad Sairee e aguarde pelo entardecer que com ele trará um dos mais espetaculares momentos deste seu primeiro dia em Koh Tao. À medida que o sol se aproxima do horizonte toda a paisagem envolvente acaba por se tingir de tons dourados, dando-lhe o claro sinal de que a noite não tardará a fazer a sua aparição. Esta será certamente a melhor forma de encerrar esta jornada repleta de descobertas. Koh Tao é realmente um local incrível.
.DIA 2 - ALUGUE UMA MOTA E LANCE-SE À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DA COSTA ORIENTAL
Depois de um primeiro dia em que (a pé) se lançou à descoberta do trilho que liga Haad Sairee a Freedom Beach, hoje convidamo-lo a explorar a costa oriental de Koh Tao, na qual se escondem algumas das mais deslumbrantes praias da ilha. Nesta área para além do mar se revelar de uma tonalidade do azul esmeralda ainda mais intensa, os areais, por culpa da densa vegetação que os abraça, aparentam ser mais remotos. Não se esqueça do equipamento de snorkling, da máquina fotográfica, do protetor solar pois serão indispensáveis para o dia de hoje.
- QUE PRAIAS VISITAR ENQUANTO EXPLORA A COSTA ORIENTAL DE KOH TAO -
AS NOSSAS SUGESTÕES:
.HAAD SAI DAENG
Apesar da proximidade com algumas das mais movimentadas praias desta zona da ilha, a Haad Sai Daeng é relativamente pouco frequentada e por consequência uma excelente opção para quem procura alguns momentos de tranquilidade. Para além das águas cristalinas, destaque também para a paisagem envolvente marcada por inúmeras formações rochosas assim como por uma luxuriante vegetação que proporciona a sombra necessária nas horas de maior calor.
.HAAD AO LEUK
Mais um areal que não pode de forma alguma ficar de fora do roteiro de quem pretende conhecer as mais belas praias da costa oriental. Apesar da ter ganho algum destaque no panorama turístico de Koh Tao, a verdade é que Haad Ao Leuk guarda ainda um ambiente relativamente tranquilo que merece ser apreciado sem pressa de seguir viagem. Deixe-se ficar e desfrute das águas límpidas e pouco profundas que convidam à descoberta da vida marinha que se esconde nos recifes situados a dois passos da orla.
.AO TANOTE BEACH
A Ao Tanote Beach é outro dos tesouros da costa oriental de Koh Tao e um paraíso para os amantes de vida marinha. As águas que banham a baía são de uma transparência notável, permitindo avistar sem grandes dificuldades cardumes de peixes coloridos, pequenos tubarões de pontas negras e até tartarugas que nadam relativamente perto do areal. Uma das principais imagens da praia de Ao Tanote é a grande formação rochosa que se ergue a meia dúzia de metros da costa de onde os visitantes mais aventureiros se lançam para a água.
.AO HIN WONG BEACH
Por se localizar um pouco distante dos principais centros turísticos, a Ao Hin Wong Beach é, na maioria dos casos, ignorada por grande parte dos visitantes. Para além disso a estrada que permite o acesso a este local não se encontra bem assinalada, o que acaba por fazer com que muitos desconheçam o que se esconde para lá da densa vegetação que povoa esta área da ilha. No entanto, quem arrisca a ir para lá do óbvio será recompensado com um pequeno paraíso tropical onde as formações rochosas se encontram com as águas cristalinas ricas em vida marinha. Ainda que o pôr-do-sol aconteça na costa oposta, deixe-se ficar até que a luz do final da tarde tinja o céu de tons alaranjados. Este será certamente um local perfeito para dar por terminado mais um dia incrível em Koh Tao.
.DIA 3 - APANHE UM LONGTAIL BOAT E VÁ CONHECER A BONITA ILHA NANGYUAN
Para o seu terceiro dia em Koh Tao sugerimos uma aventura para além da ilha principal. Logo pela manhã dirija-se ao areal da Sairee Beach, apanhe um longtail boat e vá conhecer um dos mais incríveis cartões postais da região. Nangyuan é um um pequeno território insular composto por três ilhas que para além da sua beleza, destacam-se também pelo banco de areia que as mantém ligadas. A vegetação que cobre as ilhas em contraste com as águas translúcidas criam um cenário único, que merece ser pisado e contemplado sem pressas. Não deixe de subir ao ponto mais elevado da ilha de onde se conseguem vistas panorâmicas de cortar a respiração.
.DIA 4 - VISITAR O PARQUE NACIONAL ANGTHONG E CONTEMPLAR UM DOS CENÁRIOS MAIS BELOS DO PAÍS
Visitar o Parque Nacional AngThong é ter o privilégio de contemplar um dos cenários mais incríveis da Tailândia. Passar o dia a navegar por entre dezenas de pequenas ilhas cobertas de vegetação que nelas escondem lagoas de águas profundas, praias de areia branca e miradouros com vistas arrebatadoras dar-lhe-á a oportunidade de contactar com a vertente mais selvagem do país.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGAR A KOH TAO:
Uma vez que Koh Tao não é servida por nenhum aeroporto e por se tratar se um território insular, qualquer que seja o seu ponto de partida, a chegada à ilha implicará sempre uma viagem de barco. Alguns visitantes optam por voar até à vizinha Koh Samui, continuando a viagem por via marítima. Outras opções são os aeroportos de Surat Thani, Nakhon Si Thammarat e Krabi, seguindo depois por terra até ao porto de Donsak de onde saem de forma frequente ferrys com destino a Koh Tao. Ainda que seja uma viagem um pouco mais demorada, poderá também realizar o trajeto (por terra) desde Phuket até ao porto de Donsak.
Koh Tao tem ligações marítimas frequentes para Donsak, Koh Phangan e Koh Samui.
Koh Tao tem ligações marítimas frequentes para Donsak, Koh Phangan e Koh Samui.
.ONDE DORMIMOS EM KOH TAO:
Por se tratar de um dos destinos turístico mais famosos da Tailândia percebemos de imediato que seria relativamente fácil encontrar em Koh Tao um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos o Hotel O'Chai Bungalows situado a dois passos do areal da Sairee Beach, assim como relativamente perto de restaurantes e lojas. O bungalow que nos acolheu, apesar de simples, estava equipado com w.c. privativo, duche de água quente e uma pequena varanda que se revelou uma excelente mais-valia.
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM KOH TAO:
À semelhança do que por norma fazemos, em Koh Tao também alugámos uma mota. Ainda que tenha sido por um só dia, esta revelou-se uma ótima opção, uma vez que nos permitiu chegar facilmente a alguns locais mais distantes, rentabilizando assim o tempo que dispúnhamos. Mesmo que as estradas da ilha não primem pela qualidade (existem diversos trechos em mau estado) esse fator acabou por não ser limitativo no momento de alcançar os pontos de interesse que pretendíamos visitar.
.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA KOH TAO:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para desfrutar plenamente da ilha de Koh Tao é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang Mai, Chiang Rai as Ilhas Phi Phi, Krabi, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.
.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA:
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (nas 72 horas que antecedem a chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE.
.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE AS ILHAS DA TAILÂNDIA:
- Roteiro para conhecer as mais belas praias do Mar de Andamão
- De Phuket a Koh Lipe - Roteiro para 12 dias de viagem
- Phuket Old Town - O que fazer na capital da mais famosa ilha da Tailândia
- Koh Samui - Roteiro completo para 4 dias incríveis
- Koh Lanta - À descoberta das mais incríveis praias da ilha (brevemente)
- OUTROS ARTIGOS SOBRE A TAILÂNDIA CONTINENTAL:
- Bangkok - O que fazer e visitar na incrível capital da Tailândia
- Mercado Flutuante Damnoem Saduak - Guia completo
- Ayutthaya - Como chegar à antiga capital da Tailândia desde Bangkok
- Sukhothai - Uma incrível viagem ao passado glorioso da Tailândia
- Chiang Rai - O norte da Tailândia em todo o seu esplendor
- Chiang Mai - O que fazer e visitar na capital cultural da Tailândia
- Pai - À descoberta da face mais descontraída do norte da Tailândia
- Norte da Tailândia - Roteiro para viajar de Chiang Rai a Bangkok
- Khao Sok - Visitar um dos mais belos parques naturais da Tailândia
- Visitar Railay - O que fazer numa das mais belas regiões da Tailândia



































Sem comentários:
Enviar um comentário