sexta-feira, 21 de novembro de 2025

KOH SAMUI - ROTEIRO COMPLETO PARA 4 DIAS INCRÍVEIS


Koh Samui é um daqueles destinos que logo no primeiro encontro fazem questão de nos mostrar o porquê de ser visto como um dos mais importantes polos turísticos, não só da Tailândia mas também de toda a região do Sudeste Asiático. À chegada somos imediatamente contagiados por uma espécie de desaceleração natural, como se este pequeno território insular fosse dono de um qualquer poder capaz de comandar os nossos movimentos. Mas não é só o ambiente que impressiona, até porque a maior virtude de Koh Samui está nas paisagens que mostram um equilíbrio raro entre as densas florestas presentes no interior da ilha e os areais que recortam o litoral.
É como se cada local e cada detalhe tivesse sido ali encaixado com precisão, de forma a criar num cenário tropical único que merece ser contemplado. 


 


Pelos seus contrastes, beleza e forma como nos deu a conhecer, sem pressas, os seus mais valiosos tesouros, Koh Samui acabou por justificar cada um dos dias que lhe dedicámos.


4 DIAS EM KOH SAMUI - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO:


.DIA 1 - À DESCOBERTA DOS MAIS VALIOSOS TESOUROS DAS COSTAS NORTE E ORIENTAL DE KOH SAMUI
Neste primeiro dia em Koh Samui lance-se à descoberta das mais incríveis praias da costa oriental. Apesar desta ser a zona mais turística da ilha é também aquela onde na nossa opinião se encontram os areais que, pela sua beleza, fazem com que Koh Samui seja vista como um pequeno mas apetecível paraíso tropical. Nesta área encontrará também uma mão cheia de bonitos templos e uma ou outra cascata escondida no interior da floresta. 

- O QUE FAZER E VISITAR NAS COSTAS NORTE E ORIENTAL DE KOH SAMUI -
AS NOSSAS SUGESTÕES: 

.CRYSTAL BAY (SILVER BEACH)
Este pequeno areal dourado encravado no interior de uma lindíssima baía destaca-se pelas águas translúcidas assim como pelas formações rochosas que o abraça e lhe dão uma aparência de paraíso exótico Apesar da presença de alguns resorts, este é ainda um dos recantos mais bonitos da costa oriental de Koh Samui. Crystal Bay (também conhecida por Silver Beach) é um excelente local para descansar, nadar ou simplesmente fazer uma pausa enquanto contempla a paisagem. 




.CORAL COVE BEACH
Apesar de se situar a dois passos da estrada que percorre a costa Oriental, a Coral Cove Beach mantém ainda um ambiente relativamente calmo, perfeito para quem procura um local mais recatado. Esta bonita praia destaca-se pelas formações rochosas existentes em ambas as extremidade assim como pelas águas translúcidas que beijam o areal. Graças à presença de alguns recifes próximos da costa a Coral Cove Beach é também uma boa escolha para quem gosta de fazer snorklling. 




.LAD KOH VIEW POINT
De entre os vários miradouros existentes em Koh Samui, o Lad Koh View Point é porventura o mais emblemático assim como aquele que proporciona as melhores perspectivas sobre a costa oriental da ilha. Por se situar ao longo da principal estrada desta área o acesso é extremamente fácil, tornando-o num ponto de paragem obrigatório para quem pretende realizar uma pausa enquanto contempla a paisagem. A partir desta espécie de varanda sobre o mar o olhar ganha asas e alonga-se sobre as águas azuis do quase infinito Golfo da Tailândia.




.CHAWENG NOI BEACH
Situada a sul da sua irmã mais conhecida (Chaweng Yai), a lindíssima Chaweng Noi é uma das praias que melhor reflete o ambiente acolhedor que caracteriza esta área de Koh Samui. Com um areal relativamente amplo e povoada em toda a sua extensão por palmeiras que lhe conferem um aspeto de refúgio tropical, este é o tipo de lugar onde sabe bem passar um par de horas. Ao longo deste trecho de costa erguem-se diversos resorts que proporcionam uma estadia mais luxuosa e confortável aos seus hóspedes. 




.CHAWENG YAI BEACH
Chaweng Yai está entre os areais mais famosos e movimentados de Koh Samui. É nesta área que escolhem ficar muitos dos visitantes que procuram uma estadia num local que proporcione agradáveis momentos na praia mantendo a proximidade com aquela que muitos consideram ser a mais vibrante vida noturna da ilha. Mesmo que grande parte da orla seja ocupada por bares, restaurantes, alojamentos mais ou menos sofisticados, lojas e infra-estruturas prontas para satisfazer o turista, em Chaweng Yai há ainda pequenos trechos (especialmente nos extremos) mais calmos que convidam a um passeio à beira mar.




.PAGODA KHAO HUA JOOK
Depois de conhecer algumas das mais belas praias da costa oriental de Koh Samui sugerimos que faça um pequeno desvio para o Wat Khao Hua Jook, situado no topo de uma colina. Este templo budista de aparência modesta destaca-se não só pelo ambiente de serenidade mas sobretudo pelas vistas incríveis sobre uma boa parcela da costa oriental da ilha, incluindo alguns dos areais presentes neste roteiro. 




.CAPE FAHN BEACH (CHOENGMON BEACH)
As águas calmas, o ambiente sem grandes agitações e as muitas sombras proporcionadas pelas árvores que povoam a orla, fazem com que a Cape Fahn Beach seja vista como o local ideal para uma visita em família. Esta bonita praia situada já perto do extremo norte de Koh Samui parece reunir todas as condições para uns momentos de descanso, banhos mais demorados ou até uma refeição simples (com vista para o mar) num dos restaurantes ali existentes. 




.WAT PLAU LAEM
Este será porventura o mais belo templo budista de Koh Samui. O Wat Plau Laem impressiona pela disposição de cada um dos edifícios que compõem o complexo e pelos detalhes coloridos que o embelezam. Uma vez que este santuário se mantém ativo e muitos são os habitantes locais que ali se deslocam para expressar a sua fé, é importante que durante a visita mantenha uma postura de respeito. Aproveite ainda a sua passagem pelo Wat Plau Laem para alimentar os peixes que povoam o grande lago, num ritual que segundo as crenças trará sorte e paz espiritual. 




.SAMRONG BEACH
Com águas pouco profundas e geralmente calmas, esta é uma excelente opção para famílias com crianças. O areal distribui-se por uma baía relativamente grande na qual se erguem diversos resorts mais ou menos sofisticados que poderão revelar-se uma ótima escolha para quem pretende uma estadia calma, num local bonito e com algum charme. A Samrong beach é especialmente bonita ao final da tarde quando os tons quentes do pôr-do-sol pintam a paisagem. 




.BIG BUDDHA
De entre os vários santuários budistas presentes em Koh Samui, o Big Buddha parece destacar-se claramente como o mais emblemático assim como o que maior número de turistas recebe. Este complexo que tem como figura central uma vistosa estátua dourada, situa-se numa pequena ilha à qual se chega depois de percorrer um corredor artificial que a liga ao território principal. Do ponto mais alto do templo conseguem-se vistas panorâmicas para a baía e uma boa parte da costa norte de Koh Samui. Apesar de ser bastante turístico, este é acima de tudo um espaço sagrado e é importante vestir-se e comportar-se de forma adequada quando realizar a visita. 




.W BEACH
A W Beach situa-se a uma curta distância do Big Buddha e achamos que poderá ser um ótimo local para um mergulho ao final da tarde. Depois de refrescar o corpo, compre uma cerveja numa das lojas das proximidades, sente-se no areal e com o som do mar como pano de fundo relembre cada um dos locais e experiências vividas neste primeiro dia em Koh Samui. Foi uma jornada incrível, certo?




.MERCADO NOTURNO DA FISHERMAN'S VILLAGE (SEXTA-FEIRA)
Os mercados noturnos são uma importante forma de expressão da cultura tailandesa e em Koh Samui essa faceta tão típica poderá ser testemunhada no sempre movimentado Night Market da Fisherman's Village. Se a sua estadia coincidir com uma sexta-feira então não deverá deixar de passar por este local que ao final da tarde se transforma num cenário repleto de cor, aromas e sons. 





.DIA 2 - PERCORRER A ESTRADA QUE LIGA LAMAI A LIPA NOI E PARAR NOS MAIS BELOS LOCAIS DESTA ZONA
Neste segundo dia em Koh Samui terá a oportunidade de conhecer alguns dos recantos mais mais bonitos e menos explorados da ilha. Ao longo do caminho cruzar-se-á com praias quase remotas (nas quais será porventura o único visitante), com formações rochosas fora do comum, com templos perdidos no meio da floresta e com vistosos miradouros que convidam a momentos de contemplação. 

- QUE LOCAIS VISITAR ENQUANTO PERCORRE A ESTRADA QUE LIGA LAMAI E LIPA NOI -
AS NOSSAS SUGESTÕES: 

.LAMAI BEACH
A jornada inicia-se bem cedo e de olhos postos no horizonte. Sentado no areal da bonita Lamai Beach assista ao nascer de um novo dia que certamente se fará acompanhar de uma mão cheia de locais e experiências fantásticas. A praia de Lamai é uma das mais populares de Koh Samui e as suas águas calmas revelar-se-ão o local perfeito para um mergulho matinal. Desfrute da calma que se faz sentir e deixe-se ficar por ali enquanto a maioria dos turistas ainda dorme. É por momentos como este que vale a pena madrugar. 




.GRANDMOTHER E GRANDFATHER ROCKS (HIN TA & HIN YAI)
No extremo sul da praia de Lamai encontram-se as formações geológicas mais peculiares de Koh Samui. Estas rochas moldadas por anos de erosão ganharam notabilidade devido às suas formas fora do comum. Sem as multidões que mais tarde ali se deslocam, aproveite a luz matinal para realizar meia dúzia de fotografias descontraídas que depois da sua passagem pela ilha irão certamente provocar alguns sorrisos.




.WAT RATCHATHAMMARAM & CHEDI SILA NGU
O Wat Ratchathammaram destaca-se não só pelo tom vermelho-terra que cobre a totalidade das suas paredes exteriores e interiores mas também pelos intrincados relevos que o embelezam. Situado junto à estrada que liga Lamai a Lipa Noi, este templo budista é ponto de paragem de muitos turistas e de fiéis que ali se deslocam para expressar a suas crenças. Para além do edifício principal vale também a pena apreciar as restantes construções religiosas presentes no complexo.  




.WAT SAMRET
Neste passeio pela estrada que liga Lamai a Lipa Noi vale a pena fazer um desvio para visitar este templo budista de aparência discreta, situado numa área mais interior do território. O Wat Samret foi fundado há mais de um século e, ainda que seja bem menos turístico que outros já referidos neste roteiro, proporcionar-lhe-á, na nossa opinião, um dos momentos mais memoráveis deste dia. No interior de um dos edifícios que compõem o complexo ira deparar-se com uma pequena sala (Secret Hall of Buddhas) na qual estão expostas dezenas de estátuas de Buddha que em silêncio parecem vigiar os passos de cada uma das pessoas que ali se deslocam.   




.NATIEN BEACH 
A Natien Beach é o exemplo perfeito de que se nos afastarmos das áreas mais turísticas de Koh Samui ainda é possível encontrar recantos quase intocados. Uma vez que o areal é delimitado por uma densa vegetação tropical, a praia em si acaba por transmitir ao visitante uma sensação de isolamento, como se por momentos se visse transportado para uma qualquer ilha deserta. Embora o mar seja raso e pouco convidativo para nadar, o cenário é de uma beleza fora do comum e merece ser apreciado. Aproveite para conhecer também os pequenos mas lindíssimos areais situados a Oeste. 




.CHEDI LAEM SOR & WAT KHAO CHEDI
No extremo sul da praia Bang Kao ergue-se o Chedi Laem Sor que, devido ao seu tom dourado, contrasta de forma marcante com as águas azuis do Golfo da Tailândia. Este é um local que para além de ser pouco frequentado também se visita em pouco mais de dez minutos. A sua passagem pelo Chedi Laem pode ser complementada com a subida ao Wat Khao Chedi de onde se conseguem vistas fantásticas sobre uma boa parte da costa sul de Koh Samui. 




.TALING NGAM BEACH
A Taling Ngam Beach é outro exemplo de que nem sempre os locais mais famosos são aqueles em que encontra o verdadeiro encanto de um destino. Longe da agitação dos principais pontos turísticos de Koh Samui, esta bonita praia destaca-se pelas muitas palmeiras que se alinham na orla e lhe conferem um enquadramento tropical. O mar é por norma calmo e os diversos recifes de coral próximos da costa tornam este local especialmente atrativo para a prática de snorklling. Por se encontrar orientada para ocidente a Taling Ngan Beach é também um excelente spot para assistir ao pôr-do-sol.  




.LIPA NOI BEACH
Depois de mais um dia incrível em Koh Samui nada melhor que se deixar ficar na praia de Lipa Noi, assistindo assim ao pôr-do-sol no areal que muitos dizem ser o mais belo da costa ocidental da ilha. Se o calor apertar não deixe passar a oportunidade de refrescar o corpo nas águas calmas que banham esta zona. À medida que o sol se aproxima do horizonte, toda a paisagem vai-se cobrindo de tons quentes, realçando ainda mais o ambiente tropical e descontraído que caracteriza Lipa Noi.





.DIA 3 - EXPLORAR O INTERIOR DA ILHA E APAIXONAR-SE PELAS SUAS BELEZA NATURAIS
Explorar o interior de Koh Samui é quase como abrir uma porta que dá acesso a uma área menos conhecida deste pequeno território insular. Hoje terá a oportunidade de percorrer estradas que rasgam a floresta, de caminhar por trilhos de terra batida que no final revelam imponentes cascatas, de contemplar a imensidão do horizonte a partir de um qualquer miradouro e de assistir ao pôr-do-sol sentado no areal de uma das mais incríveis praias da ilha. Este será um dia passado longe da costa, afastado das multidões mas bem perto do lado mais selvagem de Koh Samui.

- QUE LOCAIS VISITAR ENQUANTO PERCORRE AS ÁREAS MAIS INTERIORES DE KOH SAMUI -
AS NOSSAS SUGESTÕES: 

.NA MUANG WATERFALL
A majestosa Na Muang Waterfall está certamente entre os enquadramentos naturais mais emblemáticos de Koh Samui. Este conjunto de cascatas situadas numa área mais interior da ilha encontram-se divididas em dois níveis distintos. Se para alcançar o primeiro patamar bastará realizar uma curta caminhada, o segundo, situado numa zona menos acessível, exigirá algum esforço fisico. Quer o visitante se restrinja à primeira cascata ou se aventure na descoberta da segunda queda de água, ambos os locais recompensarão todos aqueles que se mostrarem dispostos a sair da sua zona de conforto. 




.WAT KHUNARAM
O Wat Khunaram é um dos templos mais conhecidos de Koh Samui que acabou por ganhar notoriedade devido à presença do corpo mumificado de um monge. Este santuário budista, para além de ser muito visitado por turistas é, acima de tudo um importante local de culto para a população local que ali se desloca para expressar as suas crenças. Aproveite a sua passagem pelo complexo para o explorar em detalhe e quem sabe se não tem a sorte de assistir a um qualquer ritual religioso. 




.TARMIN MAGIC GARDEN
Escondido por entre as florestas que povoam o interior da ilha encontra-se este misterioso jardim que combina o contacto com a natureza e espiritualidade. O Tarmin Magic Garden é dominado por inúmeras estátuas de figuras míticas, animais e divindades que, camufladas por entre a vegetação vão, de forma discreta, vigiando os passos de quem por ali se passeia. Percorra o jardim sem pressas, desfrutando da calma e do contacto com a natureza. 




.WAT TEEPANGKORN
Situado no ponto mais elevado de Koh Samui, o Wat Teepangkorn ergue-se de forma magistral por entre a vegetação que preenche esta área do território. Devido aos difíceis acessos (estrada em más condições) este local acaba, na maioria dos casos, por ser excluído do roteiro de quem visita a ilha. Contudo se decidir desafiar a montanha irá ver a sua ousadia recompensada com uma vista panorâmica absolutamente deslumbrante que lhe revelará uma boa parte da costa oriental de Koh Samui. Destaque também para a grande estátua de Buddha que se ergue no ponto mais elevado do templo que, em silêncio, parece também contemplar a paisagem. 




.SAMUI VIEWPOINT
Situado num dos pontos mais elevados da ilha, o Samui Viewpoint oferece vistas privilegiadas sobre uma boa parte dos recortes que dão forma à costa oriental. Este local revela também a quem o visita a imensidão azul do mar que banha esta zona do território que em contraste com o verde da vegetação parece ainda mais intenso. No miradouro existe um bem arranjado café onde é possível saborear uma qualquer bebida enquanto desfruta da paisagem. Apesar do caminho se encontrar em más condições vale a pena arriscar a subida para conhecer este local. 




.KHUN SI WATERFALL
Situada no interior de Koh Samui, a Khun Si Waterfall é uma das cascatas menos visitadas da ilha. O acesso faz-se através de um trilho relativamente curto que depois de rasgar a vegetação termina numa clareira onde se ergue esta bonita maravilha da natureza. À chegada irá deparar-se com uma imponente vertente rochosa de onde a água se arremessa, formando na base uma pequena piscina natural que convida a um refrescante mergulho. O som constante da água e a quase ausência de visitantes transformam este lugar num delicioso refúgio onde sabe bem estar. 




.MAE NAM BEACH
Situada já na costa norte a Mae Nam Beach é, na nossa opinião, o local ideal para encerrar com chave de ouro mais um dia incrível em Koh Samui. O longo areal povoado em toda a sua extensão por palmeiras e sem a presença das multidões que saturam outras zonas da ilha, esta praia é muitas vezes descrita como um pequeno paraíso que nele guarda um pouco da natureza no seu estado mais puro. Sente-se à na areia e com vista para a vizinha Koh Phangan deixe-se embalar pelo som do mar e pelos tons alaranjados do entardecer. 





.DIA 4 - VISITAR O ANG THONG NATIONAL PARK E CONTEMPLAR UM DOS CENÁRIOS MAIS BELOS DA TAILÂNDIA
Visitar o Parque Nacional Ang Thong é ter o privilégio de contemplar um dos cenários naturais mais incríveis da Tailândia. Passar o dia a navegar por entre dezenas de pequenas ilhas cobertas de vegetação que nelas escondem lagoas de aguas profundas, praias de areia branca e miradouros com vistas arrebatadoras dar-lhe-á a oportunidade de contactar com a vertente mais selvagem desta zona do país. 




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A KOH SAMUI:
Uma vez que Koh Samui é servida por um aeroporto, o avião é, na maioria dos casos, o meio de transporte escolhido por uma boa parte dos turistas que pretendem chegar à ilha. Há ainda visitantes que optam por voar até Surat Thani, Nakhon Si Thammarat e Krabi, seguindo depois por terra até ao porto de Donsak de onde saem (de forma frequente) ferrys com destino a Koh Samui. Ainda que seja uma viagem um pouco mais demorada, poderá também realizar o trajeto (por terra) desde Phuket até ao porto de Donsak. 
Koh Samui tem ligações marítimas frequentes para Koh Phangan e Koh Tao. 

.ONDE DORMIMOS EM KOH SAMUI:
Por se tratar de um dos destinos turístico mais famosos da Tailândia percebemos de imediato que seria relativamente fácil encontrar em Koh Samui um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos o Hostel Weekender Bungalows, situado a uma curta distância do areal da praia de Lamai assim como a dois passos de diversos restaurantes, lojas e supermercados. O bungalow que nos acolheu, apesar de simples, estava equipado com w.c. privativo e uma pequena varanda que se revelou uma excelente mais-valia. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM KOH SAMUI:
À semelhança do que por norma fazemos, também em Koh Samui optámos por alugar uma mota e dessa forma percorrer toda a ilha, tentando rentabilizar ao máximo o tempo que dispúnhamos assim como encurtar as distâncias entre os principais pontos de interesse. Mesmo que muitas estradas não primem pela qualidade (alguns dos trechos estão realmente em mau estado) esse fator acabou por não ser limitativo no momento de alcançar os locais que pretendíamos visitar. Se tal como nós decidir alugar uma mota é importante que se sinta minimamente à vontade sobre duas rodas. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR KOH SAMUI:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para desfrutar plenamente da ilha de Koh Tao é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang MaiChiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabiKoh Chang, Koh Mak e Ko Kood.

.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (nas 72 horas que antecedem a chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.





PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário