segunda-feira, 7 de novembro de 2016

COMPLEXO DE TEMPLOS DE PRAMBANAN - ILHA DE JAVA (INDONÉSIA)


Agora sim, estamos finalmente na Indonésia
Ás primeiras horas da manhã aterramos no Aeroporto de YogyakartaDe mochila ás costas saímos para o exterior do pequeno terminal onde o calor abrasador nos deixa meio combalidos. Por mais que uma vez somos abordados pelos taxistas ali presentes que de forma insistentes nos oferecem os seus serviços. Apesar do mau humor causado pelas poucas horas de sono recusamos as investidas com um sorriso no rosto. Nesta primeira fase da viagem o nosso objectivo é apanhar o autocarro e, ainda na companhia de um taxista mais teimoso, os nossos olhos partem em busca da paragem que segundo sabemos não deve ficar longe.
"Lá está ela!" - Ao invés de seguir imediatamente para o centro da cidade de Yogyakarta, optamos por iniciar esta viagem com uma visita aos Templos de Prambanan. Já na paragem confirmamos as informação que trazemos anotadas e aguardamos pacientemente a chegada da carreira que nos convém.  


O trajeto tem uma duração de aproximadamente uma hora e após termos sido avisados pelo simpático chaufeur que chegámos ao nosso destino, descemos do veículo, realizando a derradeira parte do percurso a pé. 

Contra todas as expectativas parece não haver muitos visitantes. Procuramos as bilheteiras e sem grandes dificuldades adquirimos os ingressos que nos darão acesso ao mais importante complexo de Templos Hindu da região. 
O calor é cada vez mais intenso e uma vez que as mochilas (pelo seu peso e volume) nos condicionam os movimentos, questionamos a senhora da bilheteira se será possível ali deixar a bagagem enquanto realizamos a visita. Pedido aceite!

.LEIA TAMBÉM: VISITAR BALI E AS ILHAS GILI - ROTEIRO COMPLETO PARA 15 DIAS




Queremos chegar à zona mais central do complexo e as imponentes torres trabalhadas acabam por nos servir de ponto de referência. Ao longo do curto trajeto cruzamo-nos com diversas pilhas de pedras que nos dão a entender que em tempos algo mais extenso ocupou estes terrenos.
Estamos então na principal área de Prambanan e os templos ali presentes foram (segundo as indicações) erguidos no século X em honra de Shiva, Visnú e Brahma, provavelmente na esperança de que estas divindades pudessem proteger os habitantes da região. Ainda assim os resultado não terão sido os desejados até porque as forças da natureza não podem ser controladas e ao longo dos anos toda a área acabou por ser sucessivamente destruída ora pelas erupções vulcânicas, ora por abalos sísmicos. 

.LEIA TAMBÉM: VISITAR OS TEMPLOS DE BOROBUDUR





As nuvens cobrem agora o céu mas o calor, esse, continua a não dar tréguas. Com vagar vamos percorrendo aquelas impressionantes estruturas religiosas erguidas com enormes blocos de pedra vulcânica. 
A tranquilidade experienciada na fase inicial da visita diluiu-se com a chegada de alguns grupos de jovem que nos solicitam uma e outra vez para tirar fotos com eles. Não falam Inglês e a frase que mais ouvimos é algo do género: "Photo with you?". Acedendo a cada um dos pedidos. No nosso primeiro dia na Indonésia sentido-nos uma espécie de estrelas de cinema!


Quase três horas depois está na altura de dizermos adeus a deste local fantástico. Realizamos o caminho no sentido inverso até ás bilheteiras, recuperamos as mochilas e quando nos preparamos para iniciar o trajeto de volta à paragem do autocarro eis que somos novamente requisitados para mais uma foto, desta vez o retrato faz-se com uma simpática família.


.LEIA TAMBÉM: MONTE BROMO - VISITAR UM DOS MAIS ATIVOS VULCÕES DA INDONÉSIA






Já em Yogyakarta almoçamos e o resto da tarde foi aproveitada para repor as horas de sono em falta.
Esta viagem promete....
Amanhã antes de seguir viagem para outras paragens ainda vamos visitar Borobudur.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS AO COMPLEXO DE TEMPLOS DE PRAMBANAN
Neste caso, e como tínhamos como ponto de partida o aeroporto de Yogyakarta, apanhámos logo à saída do terminal, o autocarro 1A que em cerca de uma hora nos levou até bem perto do complexo de templos. 
No final da visita o trajecto foi igualmente realizado no autocarro 1A, mas agora no sentido contrário tendo como destino Yogyakarta. Como em ambos os trajetos não tínhamos a certeza de qual seria o local onde deveríamos sair, solicitámos a ajuda do condutor do bus que de forma prestável nos indicou a paragem que mais nos convinha. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR A ILHA DE JAVA?
A melhor altura do ano para visitar a Ilha de Java é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que o tempo é mais agradável uma vez neste período a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Em Java assim como na maioria do território indonésio existem duas estações distintas: a estação das chuvas que se estende entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que a Ilha de Java se localizada numa região subtropical não é de excluir que possam ocorrer perturbações climáticas fora de época que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
.PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ, AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário