quinta-feira, 28 de agosto de 2025

KUTA - À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO SUL DE LOMBOK


Depois do desgaste provocado pela subida à cratera do vulcão Rinjani impunha-se que déssemos algum descanso ao corpo. Estávamos então em busca de um local tranquilo quando soubemos da existência de uma mão cheia de bonitos areais situados na costa sul da ilha que, pela sua envolvência, acabaram por se perfilar como o destino ideal para uma estadia sem grandes afazeres. A região de Kuta, para além de nos acenar com algumas das mais belas praias de Lombok, mostrava também ser dona de uma atmosfera quase rural na qual a descaracterização cultural ainda não tem o impacto que tanto nos desagradou em Bali. 




À nossa chegada percebemos de imediato que havíamos feito a escolha mais acertada. Sem grandes hotéis encontrámos refúgio numa pequena cabana alinhada entre palmeiras que nos mostrou o quão simples pode ser a felicidade. 

Logo pela manhã o vento quente carrega com ele o doce perfume da maresia que nos convida a tomarmos o caminho da praia para mais uma jornada que certamente não terá muita pressa em se desenrolar. Sob a areia molhada realizam-se agradáveis passeios matinais que nos dão a oportunidade de desvendar os segredos escondidos naqueles cenários de aparência exótica e quando o calor aperta refresca-se o corpo com demorados mergulhos nas sempre temperadas águas que banham esta zona do planeta. 




Por entre as colinas que dão forma a algumas áreas mais interiores escondem-se pequenas aldeias onde o quotidiano é desenhado pelas mãos treinadas de quem insiste em não deixar morrer algumas artes seculares. Conhecer estes modestos centros habitacionais mostrou-nos que apesar da constante chegada de visitantes, quem ali vive faz questão de se manter fiel às sua raizes, sem qualquer pressa de acompanhar o ritmo do mundo moderno. 


DIA 1 - ALGUMAS DAS MAIS BELAS PRAIAS DO SUL DE LOMBOK (OESTE DE KUTA)

.PANTAI KUTA LOMBOK
Por se situar a dois passos do principal centro habitacional desta região, Pantai Kuta é seguramente a mais famosa e movimentada praia do sul de Lombok. A areia branca, as águas azul-turquesa e as formações rochosas forradas de vegetação conferem-lhe uma aparência quase dramática que, sem surpresas, atrai não só banhistas mas também surfistas que ali se deslocam em busca da onda perfeita. O areal estende-se ao longo de uma ampla baía onde paira uma atmosfera de serenidade que convida a demorados passeios à beira mar. Pantai Kuta é igualmente um excelente ponto de partida para visitar outras praias desta zona da ilha. 




.PANTAI AREGULING
Para além de ser bastante isolada, Pantai Areguling é também uma das menos divulgadas praias da região, razão pela qual a consideramos uma excelente opção para quem procura um local tranquilo, abraçado pela natureza no seu estado mais puro. Por ser somente acessível por estradas de terra batida e sem a presença de infra-estruturas orientadas para o turismo, este local guarda ainda um caráter quase remoto, bastante diferente de algumas praias presentes nesta zona da ilha. 
Se o areal é extenso e permite ao visitante desfrutar em silêncio da incrível paisagem envolvente, o mar mostra-se, em certas alturas, agitado, razão pela qual se recomenda alguma cautela no momento de se banhar. 




.PANTAI MAWUN
Situada numa baía em forma de concha, esta é seguramente uma das mais belas praias do sul de Lombok. O areal dourado é largo, banhado por um mar relativamente calmo que oscila entre tonalidades azul-turquesa e verde-esmeralda. Apesar da sua fama, Pantai Mawun guarda ainda um ambiente de serenidade que acaba por se apoderar de cada um dos visitantes que ali chegam. Ao contrário do que testemunhámos noutras praias da região, aqui não existem grandes construções que descaracterizam a paisagem, somente meia dúzia de pequenas barracas de madeira onde é possível aconchegar o estômago entre dois mergulhos. Este ambiente, quase primitivo, parece contribuir ainda mais para acentuar a sensação de autenticidade que Pantai Mawun exerce sobre quem a visita. 




.PANTAI LANCING
Pantai Lancing é uma praia quase remota, situada numa baía e à qual se chega através de estradas de terra batida que atravessam campos agrícolas e pequenas aldeias. O areal é enorme e o mar, por vezes traiçoeiro, desdobra-se em diversos tons de azul que variam consoante a posição do sol e a altura das marés. 
Esta é só mais uma das várias praias do sul de Lombok que devido à tranquilidade que transmite se revela um excelente local para quem procura passar uma tarde agradável em plena comunhão com a natureza. Em Pantai Lancing não há grandes infra-estruturas ligadas ao turismo, somente dois ou três warungs que servem bebidas e refeições simples. 




.PANTAI MAWI
Os amantes do surf são presença frequente nesta bonita enseada banhada por um mar que muitos consideram ideal para a prática desta modalidade. Nas extremidades da baia que dá forma a Pantai Mawi, a paisagem é moldada por diversas elevações rochosas cobertas de vegetação que conferem a este cenário uma incrível beleza fotogénica. Depois de passear pelo areal ou de beber um refresco num dos warungs ali existentes, o visitante poderá percorrer um dos trilhos que rasgam o terreno que o conduzirão a um ponto privilegiado de onde para além de se conseguirem vistas desafogadas da costa sul da ilha também se revelam excelentes locais para assistir ao pôr-do-sol. 




.PANTAI SELONG BELANAK
Não foi por acaso que deixámos esta praia como o derradeiro local a visitar neste primeiro dia de exploração da costa sul de Lombok. O areal é extenso e o seu extremo sul proporciona vistas privilegiadas para as incríveis paisagens naturais que dão forma a esta área da ilha. Para além dos turistas, Pantai Selong Belanak é também bastante procurada por famílias locais uma vez que o mar, pouco agitado, permite que as idas a banhos se realizem de forma segura, mesmo para quem se sente pouco à vontade na água. À medida que a tarde avança o céu cobre-se de ouro, contaminando lentamente a paisagem marítima com tons quentes. O pôr-do-sol revela-se um espetáculo que, para nossa surpresa, transforma a praia num cenário quase idílico, no qual cada detalhe parece ter sido propositadamente criado para impressionar. A luz esgota-se e fazem-se horas de regressar à base. 




DIA 2 - ALGUMAS DAS MAIS BELAS PRAIAS DO SUL DE LOMBOK (ESTE DE KUTA)

.PANTAI GERUPUK
Depois de um curto passeio pela vila piscatória de Gerupuk, alcançámos este areal que serve de porto de abrigo a dezenas de barcos de pesca. Apesar da sua beleza natural, a praia de Gerupuk não permite ao visitante desfrutar do mar uma vez que as inúmeras embarcações ali ancoradas dificultam qualquer tentativa de aceder às águas que banham esta zona da ilha. Apesar desta condicionante, Pantai Gerupuk é uma excelente oportunidade de testemunhar o lado mais genuíno das gentes locais.




.PANTAI MULUQ INDAH PERMAI
Não existirão muitos outros areais nesta região de Lombok que se apresentem num estado tão puro. Ainda que Pantai Muluq Indah Permai se situe a uma curta distância de Kuta, o peso do turismo parece ainda não ter chegado a esta praia onde a população local permanece alheia à agitação que vai tomando conta das praias contíguas. Se para os turistas o mar azul-turquesa é sinónimo de refrescantes e demorados banhos salgados, os que ali moram usam as águas do Oceano Índico como fonte de sustento, retirando dali enormes braçadas de algas que depois de secas serão talvez vendidas para a indústria da cosmética. O único ponto negativo e que nos desagradou bastante foi a quantidade de lixo que encontrámos enquanto passeávamos pelo areal.




.PANTAI TANJUNG AAN
Ainda que o acesso em más condições possa de alguma forma desencorajar a visita a Pantai Tanjung Aan, não se deixe vencer por este pequeno contratempo e verá que no final será amplamente recompensado pela sua insistência. O ambiente sereno, as águas cristalinas e a areia fina fazem desta praia uma das mais belas da ilha, sendo muitas vezes descrita como a faceta mais caribenha de Lombok. Se gosta de nadar então este local é o ideal para desfrutar do mar que, de forma geral, se mostra calmo e pouco profundo. O areal é ocupado por pequenas concessões que propõem ao visitante o uso de chapéus de sol e espreguiçadeiras. Há também diversos warungs onde é possível comer refeições simples. Se visitar Pantai Tanjung Aan ao final da tarde não deixe se subir ao rochedo situado no extremo ocidental e assista a um pôr-do-sol que certamente recordará depois de se despedir da zona sul de Lombok.




.PANTAI TANAK BEAK
Tanak Beak é uma praia situada nas proximidades de uma pequena aldeia com o mesmo nome. Uma vez que ainda se mantém excluída dos principais roteiros turísticos da região, o areal oferece a quem a visita uma experiência mais autêntica, com um contacto direto não só com a natureza mas também com a população local. Devido à sua localização quase remota e acessos primitivos, Pantai Tanak Beak acaba por receber poucos turistas e quem sabe se, tal como nós, não terá durante a sua visita todo o areal só para si. Segundo percebemos esta praia não é dotada de qualquer infraestrutura comercial, como tal sugerimos que leve consigo água assim como alguns suplementos para aconchegar o estômago.




.PANTAI MANDALIKA
A dois passos de Kuta encontra-se esta bonita praia que acabou por perder um pouco da sua autenticidade devido ao moderno hotel construído quase sobre o areal. Contudo, numa das extremidades, Pantai Mandalika guarda ainda um pouco da aparência selvagem que no passado a caracterizava, com este pequeno trecho a revelar-se um excelente local para um curto passeio à beira-mar. Se o visitante pensar banhar-se nos períodos em que a maré recua é necessário alguma cautela uma vez que a água fica mais rasa, pondo a descoberto as rochas e os corais que povoam a orla marítima. Devido à sua localização, esta praia é uma das mais procuradas por habitantes locais para conviverem ao final da tarde.




.ALDEIA SASAK SADE
Se para além das praias o visitante pretender conhecer e contactar um pouco com a cultura local, sugerimos então a visita à aldeia de Sasak Sade, situada a meia dúzia de quilómetros a norte de Kuta. Este aglomerado habitacional guarda ainda uma mão cheia de bem arranjadas construções típicas que mostram que quem ali vive não esqueceu as suas raízes, mesmo com a constante presença de visitantes. A população soube tirar partido das artes ancestrais e hoje é comum ver expostos nas ruas de Sasak Sade tecidos tradicionais (songket) produzidos pelas mulheres da aldeia e que são maioritariamente vendidos aos turistas, alimentando assim a economia local. 



INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.ONDE DORMIMOS NA ZONA SUL DE LOMBOK:
A zona sul de Lombok é indiscutivelmente uma das mais turísticas da ilha e por todo o lado abundam opções de alojamento capazes de satisfazer não só os turistas que viajam com um orçamento mais reduzido mas também aqueles que procuram algo mais sofisticado. Durante a nossa estadia nesta área elegemos uma pequena e simples homestay situada a dois passos da praia de Kuta. A Pandu Homestay está igualmente perto de diversos restaurantes e supermercados. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR A ILHA DE LOMBOK:
A melhor altura do ano para visitar não só a ilha de Lombok mas também praticamente todo o território indonésio é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que os dias são maioritariamente solarengos e a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Na Indonésia existem duas estações distintas: a estação das chuvas que ocorre entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que a ilha de Lombok se localiza numa região subtropical não é de excluir que, de forma ocasional, possam ocorrer perturbações climáticas que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
.PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ, AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS NA REGIÃO DE KUTA:
Uma vez que nos sentimos à vontade sobre duas rodas, optámos por alugar uma mota para percorrer esta região, gerindo desta forma o nosso ritmo, parando quando, onde e o tempo que desejávamos. Se tal como nós escolher este meio de transporte é importante ter em conta que em algumas zonas o trânsito pode ser extremamente caótico. Caso prefira algo mais cómodo, o visitante poderá recorrer aos serviços de um táxi assim como das plataforma digitais Grab ou GoJek. 

.COMO ACEDER À INTERNET NA ILHA DE LOMBOK E EM TODO O TERRITÓRIO INDONÉSIO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A INDONÉSIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 30 dias. À sua chegada à Indonésia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual, depois de pagar uma taxa Rp 500.000, será carimbada a devida autorização de entrada no país. Se tal como nós pretender permanecer por um período entre 30 e 60 dias deverá deslocar-se ao consulado da Indonésia ou realizar todo o processo através deste SITE. Este visto poderá ser prolongado duas vezes (por 30 dias cada) até um período máximo de 120 dias.
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o HEALTH PASSEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. Há também a necessidade de completar on-line uma DECLARAÇÃO ELETRÓNICA DE ALFÂNDEGA. Ambos os processos deverão ser realizados nas 48 horas que antecedem a sua chegada ao país, com o visitante a receber posteriormente um QR Code que deverá ser apresentado no ponto de entrada na Indonésia.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
A ilha de Bali é por norma um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do início da viagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário