sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

GILI TRAWANGAN (LOMBOK) - AMOR À PRIMEIRA VISTA


Queríamos uns dias de descanso e a questão impunha-se:
"-para onde vamos depois de nos despedirmos de Bali?"
As ilhas Gili surgiram como a opção mais abordável e onde seguramente iríamos encontrar um ambiente descontraído assim como ótimas praias para desfrutarmos do bom tempo que se anunciava.

Gili Trawangan foi a primeira destas três ilhas que conhecemos e onde decidimos permanecer durante dois dias, ocupando o tempo com passeios na praia, com deliciosos banhos de mar e sol e com o inevitável pôr do sol que a cada final de tarde coloria o horizonte.







A ilha não é muito grande e pode ser facilmente percorrida com a ajuda de uma bicicleta que é possível alugar num qualquer hotel ou numa das muitas lojas existentes. 
Esta é uma "volta" bastante agradável e ao longo da qual terão a oportunidade de descobrir algumas praias desertas onde a areia branca e o mar azul turquesa vos convidarão a um refrescante mergulho na companhia de uma das muitas tartarugas que todos os dias se alimentam a meia dúzia de metros da costa.


.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA 15 DIAS ENTRE BALI E AS ILHAS GILI








Gili T como lhe chamam é sem sombra de dúvidas um pequeno pedaço de paraíso onde o turismo de massas ainda não chegou.
Por ali não existem carros nem motas. As deslocações são realizadas a pé, de bicicleta ou nas muitas carroças puxadas por cavalos que fazem o papel de taxi e caso assim desejem vos transportam para qualquer parte da ilha. Quanto ás infra estruturas existentes são ainda de certa forma rudimentares, pautadas na sua maioria por pequenas pousadas, guesthouses e acolhedores bares e restaurantes de praia onde a qualquer hora sabe bem beber uma cerveja enquanto se desfruta da fantástica paisagem.
Ao final da tarde nada melhor do que caminhar tranquilamente no areal, ao mesmo tempo que no horizonte o sol se esconde para lá do mar, pintando de tons alaranjados aquela espécie de tela real.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR A ILHA GILI MENO - ROTEIRO COMPLETO





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR?

-Seja para quem se encontra em Bali ou Lombok é extremamente fácil chegar tanto a Gili Trawangan como ás ilhas Gili vizinhas.
Praticamente todos os transferes incluem transporte de bus desde o hotel em Kuta, Ubud  ou Amed até ao porto de Padang Bai, local onde a viagem continua de barco por mais um par de horas até ao areal da ilha escolhida.
Este serviço tem um custo que varia entre 200.000 IDR e 350.000 IDR.

-O transporte entre as ilhas Gili é assegurado duas vezes por dia por uma embarcação local e tem um custo que oscila entre 35.000 IDR e os 40.000 IDR.

Este trajecto dura aproximadamente 30 minutos. 
-Tivemos a informação não confirmada de que por 100.000 IDR existe um barco rápido que realiza este mesmo serviço de hora a hora, permitindo a deslocação em cerca de 10 minutos.


.ONDE DORMIR?
A escolha é vasta e as opções de alojamento parecem multiplicar-se a cada semana que passa. Apesar de simples, têm na nossa opinião as condições necessárias para proporcionar ao visitante uma estadia com o mínimo conforto. 
Nós, durante a curta passagem pela ilha ficámos na Mango Tree Homestay, uma pequena guesthouse situada a menos de dez minutos da praia e que é gerida por simpáticos jovens que nos receberam da forma calorosa.


.O QUE FAZER?
A ilha é pequena e à parte das típicas atividades balneares pouco mais existe para ocupar o tempo. A palavra chave para quem se desloca até Gili Trawangan é relaxar. Ainda assim e para quem não consegue ficar parado durante muito tempo, partilhamos uma curta lista de atividades. 
.Alugar uma bicicleta e percorrer a estrada que circunda a ilha.
.Parar aqui e ali nas várias praias existentes.Muitas delas sem qualquer presença humana.
.Refrescar-se na águas cristalinas. 
.Fazer snorkel e deliciar-se com os bonitos corais, peixes coloridos e talvez com uma ou outra tartaruga.
.Para quem tem PADI, é possível embarcar num tour e mergulhar ao largo de Gili Trawangan e ilhas vizinhas.
.Assistir ao lindíssimo nascer e pôr do sol que todos os dias pintam os areais de tons laranja.
.Percorrer o interior da ilha, meter conversa com os habitantes e absorver um pouco da cultura local.
.Acabar o dia e descontrair num dos muitos bares existentes ao longo da rua principal.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário