sexta-feira, 3 de junho de 2022

VIAJAR ENTRE A CIDADE DO MÉXICO E PALENQUE - ROTEIRO PARA 15 DIAS

México - Roteiro completo

Percorrer a região central do México é ter a oportunidade de travar conhecimento com uma das facetas mais genuínas deste que seguramente será um dos mais incríveis países do continente americano. Um extenso pedaço de território no qual a diversidade histórica e cultural, as tradições e variedade de sabores se misturam de uma forma tão harmoniosa que rapidamente percebemos o quão especial iria ser esta viagem.  
Ao todo foram quinze dias de aventuras que tiveram início na movimentada Cidade do México, desenrolando-se depois para locais como Puebla, Oaxaca de Juarez, San Cristobal de las Casas e por fim Palenque. 
Este roteiro foi traçado com base na nossa viagem, tentando assim dar a conhecer uma das áreas mais bonitas de um país que segundo testemunhámos vai muito para além das paradisíacas praias situadas na Península do Yucatan. 

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO:

.DIAS 1, 2 & 3
CHEGADA AO PAÍS E DESCOBERTA DA CIDADE DO MÉXICO 
A longa viagem desde a Europa deixa-nos mais vulneráveis e à chega, ciente das nossas fraquezas, a Cidade do México assume o controlo de cada um dos nossos sentidos, conquistando-nos de imediato o coração. A capital do México é assim, impiedosa no primeiro contacto, dando-nos dessa forma pouco espaço de manobra para que nos defendamos das suas investidas na arte de seduzir. Não resistimos e deixamo-nos então levar pelo charme presente nas ruas movimentadas do centro histórico, pelas pessoas que sem nos conhecerem nos cumprimentam com um sorriso, pelos sabores típicos ... 
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM PELA CIDADE DO MÉXICO PODE SER LIDA AQUI
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE: Ainda que fosse possível usar outros meios de transporte, fizemos uso do bem organizado sistema de metro que para além de circular por toda a cidade é extremamente barato. Depois de deixar o terminal do Aeroporto Internacional Benito Juárez caminhámos meia dúzia de minutos de forma a apanharmos a Linha 5 (amarela) que em pouco mais de 20 minutos nos transportou até ao local pretendido. A tarifa para este serviço é de 5MXN por trajeto.
  • COMO NOS DESLOCÁMOS NA CIDADE: Durante a nossa estadia na capital do México optámos por caminhar bastante de forma a contactar ao máximo com a realidade local. Contudo, para chegar a algumas áreas mais distantes, também usámos o bem organizado e barato sistema de metro. A única vez que apanhámos o autocarro foi no dia que fomos visitar a zona arqueológica de Teotihuacan. 

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 4
REGRESSAR AO PASSADO NA ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN
Mesmo só tendo explorado uma pequena fração das ruínas pré-hispânicas presentes em território mexicano, sabemos que dificilmente encontraremos um local com edifícios tão imponentes quanto aqueles que compõem a área arqueológica de Teotihuacan. Foi então sabendo da importância histórica deste antigo centro habitacional de origem (ao que parece) Azteca e da magnitude das suas construções, que fizemos questão de reservar um dia para a visita, podendo assim ficar a saber um pouco mais sobre esta que foi uma das mais importantes civilizações da América Latina. 
Após alguma pesquisa percebemos que seria extremamente fácil deslocarmo-nos entre ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA VISITA A TEOTIHUACAN PODE SER LIDA AQUI
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS À ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN: Estávamos na Cidade do México e tendo como um dos principais objetivos para a nossa estadia na capital mexicana a visita ao complexo arqueológico de Teotihuacan, tentámos arranjar uma opção que nos permitisse chegar a esse local sem que isso implicasse despender um montante demasiado generoso do nosso orçamento. Após alguma pesquisa percebemos que conseguiríamos chegar a Teotihuacan usando o sistema de transportes públicos da cidade, gastado assim uma quantia relativamente reduzida quando comparada com as tarifas propostas pelas agências turísticas locais. Assim sendo, apanhámos, numa primeira fase, o metro até ao Terminal de Autobuses Norte. Aí, sem grandes dificuldades encontrámos o balcão 8, onde comprámos os ingressos para o bus que realiza o trajeto entre a Cidade do México e a zona arqueológica. Em Teotihuacan optámos por entrar pela porta 1, saindo depois pelo acesso número 2 apanhando aí o bus de regresso ao ponto de partida.
  • QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA A ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN: Tendo em conta a importância histórica deste local e tendo como termo de comparação outras zonas arqueológicas que já visitámos no país tais como Chichén ItzaPalenqueTulum ou Uxmal, pode-se dizer que Teotihuacan é a opção mais económica quando comparada com os locais acima indicados. O Ingresso para visitar Teotihuacan tem um custo de 85MXN.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 5 
24 HORAS PARA CONHECER O MELHOR DA CIDADE DE PUEBLA
Visitar Puebla foi decididamente uma ótima decisão e o local ideal para nos ambientarmos às cores, aos cheiros e aos sabores que connosco se iriam cruzar durante esta incrível viagem pela região centro do México. Um destino delicioso que sem grandes dificuldades revelou ter a capacidade de estimular cada um dos nossos sentidos, especialmente o olhar, alimentado em permanência pelos tons fortes que cobrem as paredes exteriores de muitas das casas da zona velha e que tantas vezes serviram de cenário para as dezenas de fotos que fizemos durante a nossa estadia na cidade. Saltitamos de rua em rua e cada nova esquina parece presentear-nos com uma agradável surpresa. Aqui e ali vamo-nos cruzando com ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR PUEBLA PODE SER LIDA AQUI
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS A PUEBLA: Ainda que a chegada à cidade pudesse ter sido feita de diversas maneiras, nós alcançámos Puebla usando os serviços da companhia Estrella Roja que realiza o trajeto de forma direta entre estes dois locais. Contudo, percebemos que é perfeitamente possível visitar Puebla vindo de outros pontos do país uma vez que as ligações rodoviárias são frequentes e as empresas de transporte de passageiros da região propõem diversas ligações. Ainda que existam outras, a companhia ADO é a mais conhecida e aquela que parece controlar a maioria das rotas. 
  • ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM PUEBLA: Como fazemos regularmente, também em Puebla tentámos equilibrar fatores tão importantes como o custo e a localização na altura de escolher o hotel que nos serviria de base durante a nossa passagem pela cidade. Assim sendo a nossa escolha acabou por recair sobre o Hotel Escala Puebla Centro que nos proporcionou as comodidades necessárias para uma estadia confortável a um preço que consideramos bastante acessível. Para além dos aspetos acima mencionados também destacamos a bonita decoração do espaço e a simpatia de cada um dos elementos do staff que desde a nossa chegada tudo fizeram para que nada nos faltasse.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 6 
SAN PEDRO DE CHOLULA E A MAIOR PIRÂMIDE DO PLANETA
Acordar cedo, preparar as mochilas e ainda em Puebla apanhar um coletivo para a cidade vizinha de San Pedro de Cholula, o local que queríamos visitar hoje e no qual contávamos ficar uma boa parte da manhã. Estes eram os planos para o dia e como até aqui, tudo acabou por correr sem percalços dignos de registo. 
Já em San Pedro de Cholula atravessámos o movimentado Zócalo e bem perto da zona arqueológica compramos uns bolos e uma bebida à base de chocolate que seguramente nos irão reconfortar o estômago até à hora de nos despedirmos da cidade. Este simples mas delicioso pequeno-almoço improvisado é degustado nos terrenos do Convento de San Gabriel Arcángel.
Antes de iniciarmos a visita às ruínas ainda passamos pelo museu arqueológico que apesar de pequeno se revelou a introdução perfeita para compreendermos melhor a história do antigo aglomerado habitacional situado uns metros mais adiante e no qual segundo os entendidos, existiu em tempos, a maior pirâmide alguma vez erguida. Da dita estrutura colossal (e também das demais construções) já pouco ou nada resta, ainda assim gostámos de percorrer este bem arranjado espaço que mais uma vez nos revelou o quão rica é a história deste país. 
Antes de nos despedirmos da cidade ainda subimos ao topo do Santuário de la Virgem de los Remédios de onde se conseguem ter as melhores vistas sobre toda a região envolvente. 
Caminhámos de volta ao centro histórico e aí apanhámos um coletivo para o bonito Templo de Santa Maria de Tonantzitla, seguindo depois para a Igreja de San Francisco Acatepec.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO FOMOS DE PUEBLA A SAN PEDRO DE CHOLULA: Haveriam certamente outras formas de realizar este trajeto, contudo, mantivemos o registo dos dias anteriores e também hoje apanhámos um pequeno autocarro local que por 10MXN nos transportou desde Puebla até San Pedro de Cholula. Este Bus sai de forma regular e pode ser apanhado NESTE LOCAL.
  • QUANTO CUSTA VISITAR A ZONA ARQUEOLÓGICA DE SAN PEDRO DE CHOLULA: O ingresso para a zona arqueológica de San Pedro de Cholula tem um custo de 85MXN e para além das ruínas dá também acesso ao pequeno mas bem organizado museu. A bilheteira fica NESTE LOCAL.
  • DE SAN PEDRO DE CHOLULA A SANTA MARIA DE TONANTZITLA: A distância entre estes dois pontos é de cerca de quatro quilómetros e mais uma vez os coletivos foram o meio de transporte escolhido para realizar o curto trajeto. O serviço teve um custo de 8,50MXN e pode ser apanhado NESTE LOCAL.
  • DE SANTA MARIA DE TONANTZITLA A SAN FRANCISCO DE ACATEPEC: Entre o Templo de Santa Maria de Tonantzitla e a Igreja de San Francisco Acatepec conseguimos apanhar uma boleia. De qualquer forma o trajeto pode ser realizado a pé e implicará uma caminhada de aproximadamente 30 minutos. 

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIAS 7 & 8
OAXACA DE JUAREZ ROUBOU-NOS DE IMEDIATO O CORAÇÃO
Oaxaca de Juarez mostrou ser aquele "pedaço" do México que queríamos (mesmo) encontrar. Um aglomerado habitacional de dimensões consideráveis abraçado por imponentes cadeias montanhosas cobertas de vegetação que lhe conferem uma aparência quase poética. 
Chegámos às primeiras horas de um dia solarengo e num piscar de olhos damos connosco embeiçados pelo charme desta cidade que nos recebeu trajada com uma agradável mistura de tonalidades que como seria de esperar acabam por dar vida às ruas do centro histórico. A meia dúzia de quarteirões da zona baixa cruzamo-nos com bem arranjados edifícios de outras eras que se pudessem falar teriam ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR OAXACA DE JUAREZ PODE SER LIDA AQUI
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS A OAXACA DE JUAREZ: Chegar a Oaxaca de Juarez implicou uma viagem de seis horas de autocarro que teve como ponto de partida a cidade de Puebla. Contudo, percebemos que é perfeitamente possível visitar Oaxaca de Juarez vindo de outros pontos do país, uma vez que as ligações rodoviárias são frequentes e as empresas de transporte de passageiros da região propõem diversas ligações. Ainda que existam outras, a companhia ADO é a mais conhecida e aquela que parece controlar a maioria das rotas. 
  • ONDE DORMIMOS EM OAXACA DE JUAREZ: Optámos por permanecer em Oaxaca de Juarez por três dias e tendo em conta que queríamos não só explorar todo o centro histórico da cidade como também outros locais situados ao seu redor, fizemos questão de ficar alojados numa área central de forma a que as deslocações não implicassem grandes perdas de tempo. Depois de alguma pesquisa, descobrimos o Hotel Real Santo Domingo que acabou por satisfazer em pleno os nossos critérios de exigência uma vez que por uma tarifa bastante simpática nos permitiu ficar no coração da cidade. O quarto que nos foi atribuído era espaçoso e com as comodidades necessárias para que a nossa estadia fosse extremamente agradável. Para além do pátio interior, da cozinha comum e da simpatia de quem nos recebeu, destacamos o incrível terraço situado na área superior do edifício e no qual fizemos questão de tomar diariamente o pequeno almoço.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 9
HIERVE EL AGUA E A VISITA A UM LOCAL QUASE PERFEITO  
Literalmente perdido por entre as cadeias montanhosas que abraçam Oaxaca de Juarez encontra-se um dos mais incrível segredos presentes em toda a região. Um local que para ser alcançado implicou uma longa e desconfortável viagem por estradas de terra batida na traseira de uma carrinha de caixa aberta, mas que no final, quando achávamos que nada de interessante existiria naquele fim de mundo, o nosso olhar acabou surpreendido com uma das visões mais fantásticas que esta viagem pelo México nos proporcionou. Hierve el Agua é o nome pelo qual é conhecido este pequeno paraíso que, não fosse o facto de termos sido confrontados com ele, dificilmente equacionávamos a sua existência. Estamos no ponto mais elevado de uma montanha, rodeados de uma densa vegetação e de olhos ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR HIERVE EL AGUA PODE SER LIDA AQUI.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO FOMOS DE OAXACA PARA HIERVE EL AGUA: Sabíamos de antemão que era possível chegar a Hierve el Agua desde Oaxaca por conta própria, usando os transportes públicos. Ainda que esta opção implicasse alguma flexibilidade de horário estávamos dispostos a arriscar, até porque tínhamos guardado o dia todo para a visita a este local. A viagem realiza-se em duas etapas, sendo a primeira aquela que liga Oaxaca à pequena cidade de Mitla. O bus (verde) que realiza este trajeto pode ser apanhado AQUI e o preço para este serviço é de 20MXN por trajeto. Uma vez em Milta, e no momento que descer do bus, o visitante será certamente abordado pelos condutores das camionetas que realizam o trecho entre ESTE LOCAL e Hierve el Agua. A tarifa é de 75MXN por trajeto.
  • QUANTO CUSTA VISITAR HIERVE EL AGUA: Para além dos montantes relacionados com o transporte (referidos em cima), visitar Hierve el Agua acresce de mais um custo adicional que como seria de esperar é cobrado para aceder ao local onde se situam as piscinas e as cascatas calcarias. O preço é de 50MXN e foi-nos cobrado à chegada. Existe ainda uma taxa/portagem de 15MXN que é paga à passagem por uma pequena aldeia situada a meia dúzia de quilómetros de Mitla.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 10
UM DIA EM MONTE ALBÀN PARA CONHECER A ANTIGA CAPITAL ZAPOTECA
O dia amanheceu quente. Desde que estamos no México talvez seja aquele em que a temperatura matinal atingiu o nível mais elevado. Para além disso é também hoje que se assinala o solstício de Primavera, uma daquelas datas importantes nas quais o povo mexicano faz questão de visitar algumas das principais áreas arqueológicas do país. Prevê-se então um dia de grandes multidões, mas nada que nos demova de realizar um dos objetivos traçados para a nossa estadia na cidade de Oaxaca de Juarez. Como seria expectável, a carrinha que nos transporta segue bem composta. Para além de nós seguem mais dois ou três turistas e talvez uma meia dúzia de habitantes locais bem aperaltados, na esperança de fazerem boa figura neste dia de celebração. Ainda que seja sempre a subir, o trajeto não se alonga por mais de ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR MONTE ÀLBÀN PODE SER LIDA AQUI.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS A MONTE ALBÀN: Para chegarmos à zona arqueológica de Monte Albàn tendo como ponto de partida a cidade de Oaxaca, optámos por recorrer a uma pequena agência - Lescas Co Tours - que assegura as deslocações entre os dois pontos. O trajeto é realizado num mini-bus, tem um custo de 100 MXN ida e volta e poderá ser reservado on-line, no Hotel Rivera del Ángel ou na loja situada em frente da Catedral de Oaxaca. Uma vez que existem diversas partidas e regressos durante o dia, conseguimos ficar nas ruínas o tempo que achámos necessário, explorando o espaço ao nosso ritmo.
  • QUANTO CUSTA VISITAR AS RUÍNAS DE MONTE ALBÀN: O bilhete para visitar à área arqueológica de Monte Albàn tem um custo de 85 MXN. Este ingresso permite igualmente o acesso ao museu situado ao lado da bilheteira.
  • QUAL A MELHOR ALTURA PARA VISITAR AS RUÍNAS DE MONTE ALBÀN: Tendo em conta a nossa experiência achamos que a melhor altura para visitar a zona arqueológica de Monte Albàn é logo pela manhã, uma vez que o calor que se faz sentir durante o dia poderá eventualmente ser uma condicionante. Se o visitante optar por não ter em conta este fator, achamos que é importante referir que as sombras existentes são bastante limitadas. 
  • Relembramos também que aos domingos o acesso para os cidadãos mexicanos é gratuito, fazendo deste dia uma altura menos boa se por acaso o visitante pretender conhecer o local sem grandes multidões.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIAS 11 & 12
SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS E UMA EXPERIÊNCIA SURREAL EM SAN JUAN CHAMULA
Depois de nos dias anteriores termos ficado agradavelmente surpreendidos com as visitas às cidades de Puebla e Oaxaca, confesso que chegámos a San Cristobal de las Casas um pouco expectantes quanto ao tipo de experiência que este local nos iria proporcionar. 
A jornada ainda mal tinha começado, e nós, meio perdidos nas ruas do centro histórico, percebemos quase de imediato que estávamos num local bastante diferente daqueles que havíamos visitado até então. Neste primeiro contacto com San Cristobal de las Casas foi como se tivéssemos travado conhecimento com uma espécie de mundo paralelo, capaz de nos levar a acreditar que a longa viagem que nos trouxera até aqui nos havia afinal transportado para uma era longínqua sobre a qual já não temos qualquer tipo de memória. Nesta pequena cidade situada no estado de Chiapas o dia-a-dia acontece sob ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS PODE SER LIDA AQUI.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS A SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS: Chegar a San Cristobal de las Casas implicou uma longa viagem de autocarro que teve como ponto de partida a cidade de Oaxaca. Foram cerca de doze horas que por opção realizámos durante a noite, de forma a rentabilizar o tempo limitado que dispúnhamos. Contudo, percebemos que é perfeitamente possível visitar San Cristobal de las Casas vindo de outros pontos do país uma vez que as ligações rodoviárias são frequentes e as empresas de transporte de passageiros da região propõem diversas ligações. Ainda que existam outras, a companhia ADO é a mais conhecida e aquela que parece controlar a maioria das rotas. 
  • ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS: San Cristobal de las Casas assim como todo o estado de Chiapas tem vindo a ganhar algum destaque no panorama turístico e como consequência as opções de alojamento são cada vez mais vastas, satisfazendo assim as exigências e os orçamentos de quem visita a região. No nosso caso e como fazíamos questão de ficar num local que se enquadrasse no ambiente da cidade, acabámos por descobrir o Hotel Provincia, situado bem no coração do centro histórico. O espaço destaca-se não só pelo bom gosto na decoração, mas também pelo incrível pátio central, ao redor do qual se situam cada uma dos acomodações existentes e onde também é servido o pequeno almoço. O quarto que nos foi atribuído era espaçoso e equipado com uma cama confortável king size que nos proporcionou o conforto que precisávamos.  

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 13
AS RUÍNAS DE PALENQUE MOSTRAM-NOS O QUÃO RICA É A HISTÓRIA DO PAÍS
Depois da longa viagem que nos trouxera desde San Cristobal de las Casas, chegámos a Palenque às primeiras horas de uma manhã mal humorada. Com o céu coberto de nuvens, testemunhamos literalmente os momentos em que a cidade desperta e nós, ainda meio atordoados, vamos também acordando enquanto percorremos as ruas quase desertas.
Um café e uns bolos comprados numa loja de conveniência são, por agora, a refeição possível que para ser sincero acaba por nos sustentar até bem perto do início da tarde. 
Como seria de esperar o check-in no Hotel escolhido para a nossa estadia ainda não pode ser realizado mas as mochilas, essas, têm autorização para ficar guardadas numa peça anexa à receção até à hora que decidirmos regressar. Não estamos longe do local onde se ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM POR PALENQUE PODE SER LIDA AQUI.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA A ZONA ARQUEOLÓGICA: Visitar a área arqueológica de Palenque implica a compra de dois ingressos distintos. Um para aceder às ruínas propriamente ditas que tem um custo de 85MXN e que inclui igualmente a entrada no museu. O outro bilhete diz respeito ao Parque Nacional, onde se situam as ruínas e que tem o valor de 97MNX.
  • Assim sendo, visitar a zona arqueológica de Palenque tem um custo total de 182MXN. É importante ter em conta que a aquisição de ambos os ingressos se faz na bilheteira do museu e não nas entradas do parque. 
  • COMO CHEGAMOS À CIDADE DE PALENQUE: Chegar a Palenque implicou uma longa viagem de autocarro que teve como ponto de partida a cidade de San Cristobal de las Casas. Foram cerca de dez horas que por opção realizámos durante a noite, de forma a rentabilizar o tempo limitado que dispúnhamos. Contudo, percebemos que é perfeitamente possível visitar Palenque vindo de outros pontos do país uma vez que as ligações rodoviárias são frequentes e as empresas de transporte de passageiros da região propõem diversas ligações. Ainda que existam outras, a companhia ADO é a mais conhecida e aquela que parece controlar a maioria das rotas.
  • COMO IR DA CIDADE PARA A ZONA ARQUEOLÓGICA: É extremamente fácil chegar à zona arqueológica desde a cidade de Palenque uma vez que os coletivos (vans partilhadas) circulam em permanência entre estes dois pontos. Este serviço tem um custo de 20MXN por trajeto. Percebemos que é possível apanhar este meio de transporte AQUI e AQUIO táxi é igualmente uma opção a ter em conta, contudo mais dispendiosa. No nosso caso e embora o primeiro objetivo fosse realizar o trajeto usando os coletivos, acabámos por apanhar uma boleia. 
  • ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM PALENQUE: Incluir Palenque no nosso roteiro tinha como principal objetivo a visita às ruínas da antiga cidade Maia e impunha-se que escolhêssemos um alojamento que para além de complementar esta experiência nos permitisse também repousar e repor as energias depois de um dia a percorrer a área arqueológica. Elegemos então uma zona que nos facilitasse as deslocações que pretendíamos realizar e o Hotel Maya Tulipanes Palenque acabou por ser a escolha que mais se enquadrou nos nossos desejos. Os quartos são espaçosos, decorados de forma simples mas com extremo bom gosto, proporcionando assim o conforto necessário para uma ótima estadia.

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 14
O FINAL DA VIAGEM APROXIMA-SE E ABRANDAMOS O RITMO NAS CASCATAS ROBERTO BARRIOS 
A nossa estadia na cidade de Palenque foi curta mas ainda assim quisemos aproveitar o tempo disponível para, além da zona arqueológica, ficar igualmente a conhecer um pouco mais da região envolvente. Para além das ruínas sabíamos também da existência de várias cascatas situadas nas áreas ao redor da cidade e depois de alguma pesquisa percebemos que as de Roberto Barrios seriam aquelas que melhor se enquadravam nas nossa pretensões. Ficavam relativamente perto o local onde estávamos, eram fáceis de alcançar e com uma tarifa de acesso simpática tendo em conta o budget traçado para esta viagem. 
No dia escolhido acordámos cedo e depois de um pequeno almoço simples caminhámos a curta distância que separa o nosso hotel do ponto assinalado no nosso ...
.A CRÓNICA COMPLETA COM TODOS OS DETALHES DA NOSSA PASSAGEM PELAS CASCATAS ROBERTO BARRIOS PODE SER LIDA AQUI.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO CHEGÁMOS ÀS CASCATAS ROBERTOS BARRIOS: Estávamos em Palenque e como já foi referido optámos chegar às cascatas Roberto Barrios usando os tradicionais coletivos. Este meio de transporte muito usado no México é, na nossa opinião, a forma mais prática e económica de realizar o trajeto entre estes dois locais. A viagem tem um custo de 50MXN por trajeto e dura aproximadamente uma hora. Os coletivos para as Cascatas Roberto Barrios podem ser apanhados NESTE LOCAL.
  • QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA VISITAR AS CASCATAS: O acesso às cascatas Roberto Barrios tem um custo de 30MXN. Esta pequena contribuição cobrada no momento em que atravessamos a aldeia que serve de porta de entrada à área florestal onde as cascatas se encontram, é certamente uma valiosa ajuda para esta comunidade que acaba por dividir o seu "território" com as dezenas de visitantes que ali passam diariamente. 

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo

México - Roteiro completo


.DIA 15 
VIAGEM DE REGRESSO À CIDADE DO MÉXICO E VOO PARA CASA
Ao fim de duas semanas damos por concluída esta que foi certamente uma das mais fantásticas viagens que tivemos a oportunidade de realizar no decorrer deste ano. O último dia do nosso roteiro será inteiramente dedicado às deslocações e a primeira etapa irá levar-nos entre Palenque e o aeroporto da cidade de Villahermosa, onde mais tarde apanharemos um voo até à capital. 
Será então no Aeroporto Internacional da Cidade do México que nos despedimos deste incrível país. À hora marcada o avião desloca e depois de ganhar alguma altitude, não resistimos e lançamos um derradeiro olhar sobre a gigantesca selva de betão que desfila sobre nós. Para lá do que vamos observando, revivemos também muitas das experiências e locais que de alguma forma marcaram esta viagem. Estamos cansados mas regressamos a casa de coração cheio, completamente convictos de que esta passagem pela região central do México ficará com toda a certeza guardada no baú das boas memórias.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS:
  • COMO FOMOS DE PALENQUE ATÉ AO AEROPORTO DE VILLAHERMOSA: Embora tenhamos ficado a saber que havia a possibilidade de apanhar um autocarro ou até o táxi, realizando assim o trajeto de quase duas horas de forma confortável, optámos por seguir nos típicos coletivos que para além de serem bastante mais económicos deram-nos também a oportunidade de, mais uma vez, contactar com a realidade quotidiana do país. Este serviço teve um custo de 150MXN.  
  • DE VILLAHERMOSA À CIDADE DO MÉXICO: Para a conclusão desta etapa e visto que a distância entre os dois pontos é relativamente grande optámos por fazer a viagem de avião, alcançando assim a capital em pouco mais de uma hora. O voo operado pela companhia Viva AeroBus teve um custo de cerca de 30 euros.   

.NOTAS FINAIS: As duas semanas que passámos nesta região do México, apesar de demasiado curtas, deram-nos a oportunidade de realizar praticamente todos os desejos e objectivos traçados para esta viagem. Para além de matarmos saudades deste incrível país, vivemos também momentos e experiências únicas que com toda a certeza irão ficar gravados na nossa memória durante um longo período. 
É sabido que nos países da América latina os preços são um tanto ao quanto mais elevados quando comparados com os que estamos habituados na Ásia, mas mesmo assim completamente razoáveis para os padrões Europeus, o que acabou por contribuir para que conseguíssemos realizar esta viagem sem esticar demasiado o orçamento. 
Com esta crónica esperamos ter aberto o apetite daqueles que tal como nós se querem lançar à conquista de uma das áreas mais bonitas do país.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário