segunda-feira, 20 de outubro de 2025

KUCHING - 20 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


Quando nos despedíamos das ilhas Pherentian e confessávamos ao dono do hotel que nos acolheu que seguiríamos viagem em direção a Kuching, este, visivelmente entusiasmado, repetiu por diversas vezes que estávamos a caminho de um local especial, no qual encontraríamos uma das facetas mais genuínas da Malásia Oriental. A descrição feita por alguém que orgulhosamente se identifica como um filho da terra acabou por fazer crescer ainda mais a vontade de conhecer esta cidade situada na ilha do Bornéu na qual as raízes do passado ainda se mostram suficientemente robustas para que as novas gerações se mantenham interessadas em dar continuidade ao legado histórico da região.

sábado, 18 de outubro de 2025

ILHAS PERHENTIAN - À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DA MALÁSIA


Ainda que seja dona de um número considerável de motivos de interesse, a Malásia não tem a fama de ser um destino que encante especialmente pelas suas praias. No entanto, na região Norte do país, a dois passos da Tailândia, existe um pequeno conjunto de ilhas que brindam quem as visita com incríveis paisagens tropicais banhadas por águas cristalinas. Perhentian é o nome deste território insular onde ainda é possível desfrutar de uma atmosfera serena, sem as enchentes causadas pelo turismo de massa que, nos dias que correm, quase asfixia alguns destinos situados do lado de lá da fronteira.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

IPOH - O QUE FAZER E VISITAR (SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 2 DIAS)


A cidade de Ipoh mostrou ser um destino hábil em contar-nos histórias de outras eras. Foi com agrado que perdemos a conta às vezes que ao passearmos pela sua área mais central fomos confrontados com construções coloniais que mesmo em silêncio acabaram por nos convidar a desvendar segredos antigos, daqueles que só se vislumbram depois de uma observação cuidada. Muitos destes majestosos edifícios de origem britânica guardam ainda uma réstia do charme do passado que ainda hoje faz brilhar meia dúzia de cafés onde sabe bem fazer uma pausa. Percorrer as ruas de Ipoh deu-nos também a oportunidade de contactar com a face mais criativa das suas gentes que com deliciosas obras de street art voltam a dar vida ás paredes desgastadas de algumas casas. 

domingo, 12 de outubro de 2025

CAMERON HIGHLANDS - 9 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS PARA INCLUIR NO SEU ROTEIRO


É de verde que se pinta tudo o que o nosso olhar avista. Quase a tocar no horizonte amplia-se diante nós um gigantesco tapete criado pelo engenho e persistência das gentes que habitam esta que é seguramente uma das mais fascinantes regiões da Malásia. Os terrenos ondulados que dão forma às Cameron Highlands revelam-se de uma simplicidade tão genuína quanto o estilo de vida que testemunhamos enquanto percorremos os sinuosos caminhos de terra que rasgam as plantações que seguramente são responsáveis pela produção de uma parte significativa do chá que se bebe no mundo. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

KUALA LUMPUR - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA MALÁSIA


Visitar Kuala Lumpur é especial. Olhamos para ela como uma amiga de longa data que fomos vendo crescer até se tornar numa das mais incríveis metrópoles do Sudeste Asiático. Sem nunca lhe darmos o merecido valor, a capital da Malásia recebeu-nos por uma mão cheia de vezes, funcionando quase sempre como ponto de partida de grande parte das viagens que realizámos nesta região do globo.
Desta vez, com algum tempo extra, fizemos questão de lhe retribuir a hospitalidade com uma visita mais demorada, tentando usufruir da energia desta que será porventura uma das mais multi-culturais cidades da Ásia.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

TANA TORAJA - O QUE FAZER E VISITAR NA TERRA ONDE A MORTE NÃO ASSUSTA


Ainda que víssemos a chegada a Tana Toraja como o concretizar de mais um dos objetivos traçados para a nossa viagem pela Indonésia, a verdade é que havia também em nós um certo desalento, uma vez que seria precisamente na ilha de Sulawesi que daríamos início à última etapa da nossa estadia no país. Conscientes de que esta era uma terra com tradições e costumes únicos, na qual iríamos testemunhar alguns rituais milenares, empenhámo-nos para que nada escapasse à nossa atenção. Chegar a Rantepao era então mais do que a simples realização de um sonho. Visitar esta região seria a oportunidade que procurávamos de testemunhar de perto um dos mais estranhos e impressionantes rituais fúnebres do mundo assim como de admirar a singularidade das habitações típicas desta zona do país. 

domingo, 14 de setembro de 2025

VULCÃO KELIMUTU - VISITAR UM DOS MAIS BELOS LOCAIS DA ILHA DAS FLORES


A jornada inicia-se ainda com a penumbra da madrugada a envolver completamente as paisagens rurais que cercam a pequena aldeia de Moni. Ao volante da "nossa" scooter cruzamos as ruas desertas de uma espécie de mundo de sombras que para já se mantém imerso num sono tão profundo quanto silencioso.
Sempre a subir, a estrada vai serpenteando por entre vastas áreas de campos agrícolas onde o vento fresco da manhã circula agora com mais à vontade, massajando-nos o rosto que de forma teimosa revela alguma dificuldade em despertar.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

ALDEIAS DE BAJAWA - VISITAR O ÚLTIMO REDUTO DA COMUNIDADE NGADA


No coração da ilha das Flores, algures entre o imponente cone do vulcão Ineri e as  florestas tropicais que povoam esta região, escondem-se uma mão cheia de aldeias, quase remotas, que fazem questão de guardar os costumes e o modo de vida ancestral da comunidade Ngada. Estávamos em Bajawa e encarámos a nossa passagem por esse local como uma excelente oportunidade de travar conhecimento com alguns destes pequenos povoados assim como com as gentes que neles habitam. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

WAE REBO - VISITAR A ALDEIA PERDIDA NAS FLORESTAS DA ILHA DAS FLORES


Embora a jornada tenha começado horas antes em Ruteng a aventura propriamente dita só se desenrola a partir de Denge, a aldeia mais próxima de Wae Rebo, acessível por estrada. A partir daqui há que percorrer um trilho que serpenteia pela floresta tropical, numa ascensão que apesar de moderada se mantém por cerca de um par de horas. O calor em conjunto com a humidade obrigam-nos a realizar algumas pausas para que possamos não só hidratar o corpo mas também repor o fôlego. Se nos primeiros quilómetros avançamos quase sempre sobre uma densa vegetação, à medida que o trilho se nivela, as árvores perdem altura e deixam-nos mais expostos ao sol que brilha como nunca. 

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

ILHA DE KOMODO - VISITAR O LAR DOS DRAGÕES GIGANTES DA INDONÉSIA


Ainda o barco não havia atracado e já nós nos dávamos conta de que estávamos prestes a pisar uma paisagem de aparência rude, na qual a vegetação mostra não ter a mesma pujança que tantas vezes havíamos testemunhado noutras ilhas do país. O Desembarque é rápido e os primeiros passos no parque são desde logo escoltados pelo olhar atento de um guarda que nos acompanhará na busca da tal criatura lendária que encontrou neste local árido o habitat ideal para se manter vivo desde a pré-história. De vara na mão, o jovem recorda-nos, mais uma vez, algumas regras fundamentais para que a visita se desenrole sem incidentes. O discurso é interrompido por um esticar de dedo que nos indica o local onde um imponente dragão de Komodo se esconde por entre um monte de troncos retorcidos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

KUTA - À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO SUL DE LOMBOK


Depois do desgaste provocado pela subida à cratera do vulcão Rinjani impunha-se que déssemos algum descanso ao corpo. Estávamos então em busca de um local tranquilo quando soubemos da existência de uma mão cheia de bonitos areais situados na costa sul da ilha que, pela sua envolvência, acabaram por se perfilar como o destino ideal para uma estadia sem grandes afazeres. A região de Kuta, para além de nos acenar com algumas das mais belas praias de Lombok, mostrava também ser dona de uma atmosfera quase rural na qual a descaracterização cultural ainda não tem o impacto que tanto nos desagradou em Bali. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

MONTE RINJANI - SUBIR AO GRANDE VULCÃO DA ILHA DE LOMBOK


Depois das visitas aos vulcões Bromo, Ijen e Batur terem marcado de forma intensa a nossa estadia nas ilhas de Java e Bali, fazíamos agora questão que os dias passados em Lombok também testemunhassem uma daquelas experiências que certamente recordaremos muito para além desta viagem. Mantivemos a intenção de viver algo único e após uma breve pesquisa demo-nos conta de que a subida ao mais imponente vulcão da ilha poderia muito bem ser o tal episódio extraordinário que desejávamos incluir no nosso roteiro. Ao vermos desfilar na internet imagens do enorme cone do Rinjani percebemos que teríamos pela frente um desafio que iria implicar algum detalhe na organização da jornada. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

SUL DE BALI - À DESCOBERTA DAS PRAIAS DA PENÍNSULA DE BUKIT


Ainda que muitas vezes seja visto como um destino paradisíaco, Bali não se mostra, na verdade, especialmente dotada de praias que impressionem pela sua beleza natural. Uma das poucas exceções será certamente a zona da península de Bukit onde um punhado de areais de aparência selvagem proporcionam aos visitantes um modesto vislumbre do que muitos imaginam quando pensam em Bali. Neste pedaço de território moldado por falésias dramáticas, o mar azul turquesa é delimitado por meia dúzia de pequenas enseadas que apesar da forte presença de turistas mantêm ainda uma aparência de certa forma agreste. 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

VISITAR UBUD - ROTEIRO COMPLETO PARA UMA ESTADIA INESQUECÍVEL


Sim, poderíamos facilmente viver em Ubud!
É esta a ideia que preenche o nosso pensamento enquanto percorremos as ruas mais interiores deste que é considerado o mais importante centro espiritual e religioso da Ilha de BaliSente-se no ar um agradável cheiro a incenso, libertado pelos pauzinhos que ardem por toda a parte e que em conjunto com as flores coloridas e o arroz cozido são colocados a cada manhã em frente das portas dos lares, das lojas, dos palácios assim como nos muitos templos existentes nesta pequena povoação. 
"São oferendas aos deuses" - explica-nos a simpática senhora que gere o hotel onde ficámos.

sábado, 16 de agosto de 2025

CRATERA DE IJEN - COMO CHEGAR E VISITAR DE FORMA INDEPENDENTE


Não somos pessoas de dormir para lá da conta e nesta viagem raras foram as ocasiões que deixámos que a preguiça se sobrepusesse à vontade de explorar o destino ou o local onde nos encontramos. Contudo também não nos vemos a acordar muitas vezes à meia-noite para caminhar, a não ser que esse esforço venha a ser recompensado com algo tão extraordinário como assistir ao amanhecer na orla da cratera de um dos vulcões mais ativos da Indonésia.  
Foi então o desejo de contemplar com os nossos próprios olhos a beleza de um local único que nos levou a sacrificar cada uma daquelas preciosas horas de sono.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

MONTE BROMO - VISITAR UM DOS VULCÕES MAIS ATIVOS DA INDONÉSIA


Java é uma ilha de contrastes na qual a natureza exuberante se entrelaça com a riqueza cultural de um povo que ao longo dos tempos tem vindo a aprimorar a sua forte personalidade. Viajar nesta região da Indonésia revelou ser uma experiência única que nos permitiu descobrir uma mão cheia de templos ancestrais, de sentir os sabores perfumados da comida típica assim como tomar conhecimento com dezenas de tradições seculares que ainda hoje se mantêm bem vivas. 
Mas esta bonita ilha é também sinónimo de vulcões e sem a experiência de caminhar no topo de uma cratera fumegante nunca poderíamos dizer que testemunhámos o melhor que Java tem para oferecer a quem a visita.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

TEMPLO DE BOROBUDUR - VISITAR UM DOS MAIS BELOS MONUMENTOS DA INDONÉSIA


Ainda é noite cerrada quando deixámos Yogyakarta. Sem pressas percorremos as ruas da cidade pouco iluminadas que a esta hora vespertina se revelam pouco movimentadasNo dia anterior a menina da receção do hotel onde ficámos falou-nos de um local fantástico onde poderíamos assistir ao nascer do sol, tendo o Templo de Borobudur como pano de fundo. Memorizámos cada uma das valiosas informações recolhidas e agora, tomados por um sentimento que mistura receio e expectativa, lá vamos nós a caminho do tal ponto privilegiado de onde esperamos conseguir contemplar o amanhecer com vista para aquele que é considerado o maior templo budista do planeta.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

TEMPLOS DE PRAMBANAN - COMO CHEGAR FACILMENTE DESDE YOGYAKARTA


Depois de uma longa viagem de comboio alcançámos Yogyakarta ás primeiras horas da manhã. Carregados com as pesadas mochilas seguimos os restantes passageiros até ao exterior da estação ferroviária onde somos literalmente esmagados pelo calor abrasador que já se faz sentir. Apesar do mau humor causado pelas poucas horas de sono tentamos fazer uso de alguma paciência perante as constantes e persistentes abordagens dos taxistas ali presentes que, na esperança de um potencial negócio, nos vão oferecendo os seus serviços. O alojamento que trazemos previamente reservado não é longe e aquela caminhada vespertina permite-nos não só reativar os músculos mas também encontrar um local onde possamos efetuar a compra de alguns mantimentos. 

sábado, 9 de agosto de 2025

YOGYAKARTA - TRÊS DIAS INCRÍVEIS NA CAPITAL CULTURAL DA ILHA DE JAVA

O que fazer e visitar em Yogyakarta - Roteiro completo

O desejo de desbravar os mais valiosos tesouros da ilha de Java acabou por nos levar até à cidade de Yogyakarta que tantas vezes nos havia sido descrita como uma espécie de guardiã responsável por manter intactas uma mão cheia de tradições do passado que continuam profundamente enraizadas na identidade do seu povo. A cidade guarda ainda bem viva a essência deixada pelo sultanato que durante um largo período desempenhou um papel fundamental nos desígnios da ilha, com a face mais visível desse período histórico a ser o Palácio Kraton, ainda em utilização nos dias que correm. 

sexta-feira, 25 de abril de 2025

NORTE DA TAILÂNDIA - ROTEIRO PARA VIAJAR DE CHIANG RAI A BANGKOK


Viajar pelo norte da Tailândia é tomar conhecimento com uma faceta do país que parece avançar num ritmo pausado que convida a uma exploração mais intimista. Os templos budistas, as florestas, as montanhas assim como a comida deliciosa oferecem ao visitante uma combinação quase perfeita de motivos para se lançar à descoberta desta região que nela guarda uma imensidão de segredos. Mas há também as pessoas que na sua doce simplicidade nos sorriem, como se dessa forma nos dessem a devida autorização para desbravar este incrível pedaço de território que lhes pertence. 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

SUKHOTHAI - UMA INCRÍVEL VIAGEM AO PASSADO GLORIOSO DA TAILÂNDIA


Passear pela zona arqueológica de Sukhothai é ter a oportunidade de sentir de perto a grandeza histórica de uma das cidades que maior impacto teve durante a era dourada da antiga Tailândia. Cada uma das estruturas que ali se erguem é hoje olhada como um valioso legado da vida quotidiana de outrora, com claro destaque para os majestosos templos que desde há muito testemunham o fervor religioso que caracteriza esta zona do globo. São muitos os santuários de origem Budista espalhados pela zona arqueológica, com uma boa parte a serem ainda utilizados para a realização de rituais religiosos, razão pela qual a visita a Sukhothai poderá também ser encarada como uma espécie de conexão espiritual.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

PAI - À DESCOBERTA DA FACE MAIS DESCONTRAIDA DO NORTE DA TAILÂNDIA


A nossa passagem por Pai reforçou ainda mais a ideia de que o Norte da Tailândia é uma das mais belas regiões do país. Esta pequena cidade encravada por entre as montanhas que moldam a paisagem desta área parece ser dona de um qualquer poder capaz de cativar todos aqueles que por ela passam e até nós, já conhecedores de outros destinos na região, acabámos por nos render aos seus encantos. Talvez a culpa desta ligação inexplicável seja a serenidade que se apoderou do nosso ser logo no primeiro encontro e nos acompanhou durante os dois dias que ali permanecemos.  

quarta-feira, 2 de abril de 2025

CHIANG MAI - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL CULTURAL DA TAILÂNDIA


Ao pesquisarmos sobre Chiang Mai perdemos a conta às vezes que ouvimos dizer que esta cidade, situada na região Norte do país, era considerada o berço cultural da Tailândia. Para além disso a lista dos adjetivos a ela dedicados reforçavam a imagem de que este seria realmente um local especial, daqueles que mesmo depois das despedidas permanecem agarrados à nossa memória. Falavam-nos de Templos majestosos e da aura espiritual neles presente, de mercados tradicionais repletos de cor e de imponentes montanhas que depois de conquistadas presenteiam o olhar com panorâmicas de tirar o fôlego. 

sexta-feira, 28 de março de 2025

CHIANG RAI - O NORTE DA TAILÂNDIA EM TODO O SEU ESPLENDOR


Aconchegada aos pés das montanhas que dão forma ao norte da Tailândia, a cidade de Chiang Rai parece ali repousar tranquilamente, completamente desligada do ritmo frenético que por estes dias toma conta de muitas das grandes metrópoles do país. Apesar da constante presença de turistas este pedaço de território continua a ser olhado como uma espécie de refúgio no qual o ambiente de tranquilidade, sem pedir permissão, contagia os passos de todos aqueles que o elegem para recarregar baterias. Chiang Rai é também um destino que convida à introspecção com dezenas de bonitos Templos a povoarem não só o perímetro urbano mas também uma boa parte da área que abraça a cidade.

domingo, 23 de março de 2025

BANGKOK - O QUE FAZER E VISITAR NA INCRÍVEL CAPITAL DA TAILÂNDIA


Se o jet-leg não fosse suficiente para nos dificultar a adaptação, o calor e a humidade parecem também ter-se unido para nos receber, maltratando-nos o corpo pouco familiarizado com o clima que, nesta altura do ano, se faz sentir na pujante capital da TailândiaApesar do impacto inicial Bangkok acaba, depois de um conhecimento mais profundo, por mostrar o porquê de ser considerada uma das mais apaixonantes cidades do Sudeste Asiático. É uma metrópole imensa que nos anos mais recentes cresceu de forma apressada, com uma porção significativa do seu território a ser invadido por arrojadas obras de aparência sofisticada. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

VISITAR CUBA - ROTEIRO COMPLETO PARA 15 DIAS MEMORÁVEIS


Cuba é indiscutivelmente um dos destinos mais badalados do Caribe. Visitar este país incrível é ter a oportunidade de contactar com uma realidade singular, que pulsa ao som das melodias criadas pelo sopro salgado das ondas que beijam alguns dos mais belos areais da região assim como pelos acordes ritmados que enchem de vida as ruas das principais cidades. Esta é uma terra de contrastes na qual o tempo se viu obrigado a desacelerar a sua cadência até porque, como irá ver na sua viagem, o passado glorioso do país parece ainda caminhar lado a lado com os rasgos de modernidade que pouco a pouco vão tomando conta de algumas zonas do território.

sábado, 25 de janeiro de 2025

VARADERO - DOIS DIAS NO PRINCIPAL POLO TURÍSTICO DE CUBA


Varadero mostrou-nos o mar em todo o seu esplendor, azul, beijando a fina areia branca que se cola aos nossos pés enquanto caminhamos em busca do local ideal para estendermos as toalhas. Sabíamos de antemão que este seria o destino mais turístico que visitaríamos durante a nossa viagem por Cuba mas, como nos haviam dito, se procurássemos os locais e o momento certos iríamos ser surpreendidos por lindíssimos areais sem as hordas de turistas que povoam de forma maciça as áreas balneares pertencentes aos resorts da península.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

CIENFUEGOS - 15 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE NÃO DEVE MESMO PERDER


Depois de nos rendermos aos encantos de Havana e Trinidad, Cienfuegos revelou-se o destino perfeito para que Cuba nos mostrasse outra das suas "milhentas" faces. De súbito a viagem ganha ainda mais encanto ao travarmos conhecimento com uma espécie de cidade provinciana, mais ou menos burguesa que nos convida a imaginar o quão diferente deve ter sido a Cuba de outros tempos, quando, antes da revolução, no país pairava a ilusão de um futuro risonho. Não que se mostre majestosa mas, ao olhar para cada um daqueles bem arranjados edifícios históricos presentes na principal praça, faz-nos pensar que a história do país merecia muito bem ter sido escrita de forma diferente. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

TRINIDAD - 14 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


Trinidad foi amor à primeira vista. Esta pequena cidade com perfume de ruralidade arrebatou-nos o coração como poucos locais no mundo o conseguiram fazer até então. Tudo ali nos parece delicioso, com um perfil de tal forma poético que cada passo dado se revela a conquista de um novo patamar no nosso nível de entusiasmo. Fascinamo-nos com as pessoas de aparência humilde que nas suas lides quotidianas pincelam de vivacidade as ruas de pedra que rasgam a área mais central da cidade. Em Trinidad a malha urbana é maioritariamente composta por casas pintadas de tons garridos que para além de emprestarem cor à nossa descoberta também se revelam extraordinários panos de fundo para os retratos que não nos cansamos de recolher. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

SANTA CLARA - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR EM DOIS DIAS


No coração de Cuba, algures entre Trinidad e as praias da costa Norte, a estrada conduz-nos à cidade de Santa Clara que no passado se revelou um ponto crucial nas ações revolucionárias, lideradas por Che Guevara, que acabaram por moldar os destinos do país. Após este episódio o comandante argentino, que jurou lealdade a Fidel Castro, ganhou estatuto de herói nacional e por todo o território não faltam referências ao homem que mesmo depois da sua morte continua a ser a imagem que melhor define a resiliência do povo cubano. Devido aos eventos que ali ocorreram Santa Clara fez questão de adotar esta personagem marcante e os seus restos mortais descansam hoje no interior de um imponente mausoléu que pela sua aparência solene carrega por si só um simbolismo que impressiona quem por ali passa.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

HAVANA - O QUE FAZER E VISITAR NA INCRÍVEL CAPITAL DE CUBA


Os ritmos tipicamente cubanos dedilhados com mestria por um talentoso artista de rua embalam os nossos passos enquanto nos lançamos à descoberta das vielas que dão forma à zona mais decrépita de Havana. Ao nosso redor o padrão urbano é maioritariamente residencial, composto por edifícios bonitos mas de aparência desleixada que nas suas fachadas ainda deixam transparecer resquícios de um passado glorioso. Hoje, depois de terem perdido o brilho, estes notáveis testemunhos de betão não são mais que um mero porto de abrigo de famílias que no seu universo co-habitam um universo ainda maior.